Diga não ao sedentarismo – ANS e operadoras de saúde participam de campanha de incentivo aos exercícios físicos

Sedentarismo é a falta ou a diminuição da atividade física. O conceito de uma pessoa sedentária tem relação com a quantidade de calorias que ela gasta semanalmente, seja em atividades esportivas ou nas tarefas diárias. Para ser considerada ativo é preciso queimar 2.200 calorias por semana, ou cerca de 300 calorias por dia. 
 
Além de atingir órgãos vitais como coração, rins, cérebro, entre outros, o sedentarismo impacta diretamente na saúde dos músculos e ossos, que se tornam mais frágeis, pois ficam sem uso, atrofiando e perdendo a flexibilidade.
 
Atividade física e exercício físico não são a mesma coisa. Atividade física é qualquer movimento do corpo que resulte em um aumento do gasto energético. Já o exercício físico é uma ação planejada e estruturada. Ambos promovem a queima de calorias, porém em níveis diferentes.
 
Ficar sem se exercitar pode causar vários tipos de doenças, principalmente as ligadas ao sistema cardiovascular. Obesidade, pressão alta, diabetes, aumento do colesterol, infarto, derrames, depressão, doenças articulares, são alguns exemplos das doenças às quais o indivíduo sedentário se expõe. O sedentarismo é considerado o principal fator de risco para a morte súbita, estando na maioria das vezes associado direta ou indiretamente às causas ou ao agravamento da grande maioria das doenças.
 
Por todas estas razões, a Agência Nacional de Saúde Suplementar está estimulando as operadoras a se empenharem em uma mobilização contra o sedentarismo junto aos seus beneficiários.
 
A iniciativa busca, além da melhoria da qualidade de vida dos beneficiários de planos de saúde, reduzir os custos assistenciais desnecessários das operadoras.
 
A ANS pretende, ainda, instituir no calendário oficial o primeiro domingo do mês de dezembro de cada ano como data em atenção à qualidade de vida na saúde suplementar.

 

Dicas para começar:

 

  • É importante realizar antes uma avaliação médica.
  • Prepare o corpo. Pela manhã, ainda na cama, experimente alongar seu corpo, espreguice, estique, alongue.
  • Comece praticando a atividade por 20 minutos, três vezes por semana, durante duas semanas. Na terceira semana aumente para 30 minutos por dia, quatro vezes por semana. Como complemento, faça exercícios com pesos leves e alongamento. Use roupas e calçados adequados, que proporcionem conforto e proteção ao mesmo tempo.
  • Esteja hidratado antes, durante e após a prática de qualquer atividade física.
  • Caso apresente qualquer problema de saúde durante um exercício, procure orientação médica.
 

Benefícios:

 

  • Perda de peso - Exercício físico é fundamental para ajudar na eliminação dos quilos a mais, assim como para manter o peso.
  • Longe de doenças crônicas - A atividade física regular ajuda a prevenir várias doenças crônicas, diminui as taxas do colesterol ruim, ajuda a controlar a pressão arterial e o diabetes tipo 2. Além disso, melhora a circulação sanguínea, previne a osteoporose e alguns tipos de câncer.
  • Energia - Quanto mais ativo, mais ânimo e disposição. A atividade física aumenta a oferta de nutrientes e oxigênio no sangue, regulando o sistema cardiovascular. Coração e pulmão trabalhando de forma mais eficaz aumentam a energia e melhoram a sensação de bem-estar.
  • Humor - O exercício físico ajuda a combater a depressão e a ansiedade, porque estimula várias substâncias químicas no cérebro, como a serotonina, ligadas ao prazer e ao bem-estar. 
  • Diversão - A atividade física pode e deve ser divertida e prazerosa. A questão é encontrar o esporte certo e não precisa ser nada sofisticado. O que importa é praticar com regularidade e obter satisfação.