Comitê na CAPESESP verifica despesas médicas elevadas, inclusive órteses e próteses

 
A preocupação da CAPESESP com as despesas do CAPESAÚDE é constante e ininterrupta. Nos últimos meses vêm ocorrendo denúncias na Imprensa sobre superfaturamento na cobrança de materiais cirúrgicos especiais, que ficou conhecida como a "Máfia das Órteses e Próteses".
 
As órteses, próteses e materiais especiais (OPMEs) são solicitados pelo médico assistente sempre que necessários em uma cirurgia e, geralmente, têm alto custo. A liberação desses materiais pode ser feita de duas maneiras. No caso das cirurgias eletivas (marcadas), após a solicitação, é feita uma cotação do material solicitado e a CAPESESP fornece diretamente para o estabelecimento hospitalar onde será realizado o procedimento cirúrgico. Esta medida faz com que o valor, normalmente, seja mais baixo.
 
Nos casos dos procedimentos de urgência e emergência, na grande maioria das vezes, o próprio hospital fornece o material, tendo em vista a necessidade do paciente. Nesses hipóteses, não há negociação e os custos, normalmente, são bem maiores.
 
Dentro da CAPESESP há um setor específico apenas para cuidar da análise e fornecimento desse tipo de material, formado por técnicos administrativos e profissionais médicos. No ano passado a área foi reformulada e ampliada e a equipe passou por um treinamento de reciclagem, visando manter atualizados  todos os envolvidos na atividade.
 
Além de todos esses cuidados, antes mesmo das denúncias serem apresentadas nos principais meios de comunicação, a Presidência da CAPESESP instituiu um Comitê Especial para análise dos casos relacionados a internações de beneficiários do CAPESAÚDE e/ou aquisições de órteses, próteses e materiais especiais que possam resultar em custos elevados. O objetivo é verificar detalhadamente tudo o que envolve o procedimento e apresentar sugestões, com embasamento técnico, para diminuição da despesa. Participam deste grupo de trabalho o Diretor-Presidente da CAPESESP, além do Diretor Financeiro, do Diretor de Previdência e Assistência, do Coordenador do Grupo Executivo de Controle e Atendimento de Custos (Gecac) e da Gerente de Ouvidoria. Este Comitê conta ainda com suplentes para todas as funções.