voltar

Mais de 45% dos brasileiros têm pelo menos uma doença crônica, segundo IBGE

Hipertensão arterial atinge mais de 20% das pessoas com 18 anos ou mais
 
 
 
Cerca de 58 milhões de brasileiros possuem pelo menos uma doença crônica, porém o número pode ser maior devido à quantidade depessoas que não realizaram exames. O dado é da Pesquisa Nacional de Saúde 2013, do IBGE, que também identificou a proporção das principais mazelas da população. A hipertensão arterial é a principal doença presente em 21,4% das pessoas com 18 anos ou mais de idade. O levantamento mostrou que 3% dos entrevistados nunca mediram sua pressão arterial. 
 
Já com diabetes, 6,2% da população afirmou ter a doença, sendo que 11,5% nunca fez exame de sangue para medir a glicemia. Entre os diagnosticados, 80,2% falaram que tomam medicamentos para diabetes ou usam insulina frequentemente. Entre os entrevistados, 13,4% já se internaram por causa de diabetes e 7% afirmaram que sofrem limitações intensas por causa da doença.
 
12,5% dos brasileiros já foram diagnosticados com colesterol alto, mas 14,3% dos entrevistados nunca fizeram exames de sangue para medir colesterol e triglicerídeos.
 
Em relação às doenças do coração, 4,2% declaram ter problemas e 1,5% já teve um AVC. A asma está presente em 4,4% da população.
 
O problema crônico de coluna é o segundo maior apontado na pesquisa, com 18,5% da população. 16,4% afirmam que a doença limita suas atividades de forma intensa. O distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (Dort) foi apontado por 2,4% dos entrevistados como uma de suas doenças.
 
Já a depressão é um problema para 7,6% dos brasileiros. O Sul é o estado com a maior proporção de depressivos (12,6%) e o Norte, o menor (3,1%). Dos diagnosticados com a doença, 52% usam medicamentos e 16,4% fazem psicoterapia.
 
O câncer foi diagnosticado em 1,8% da população sendo que o de próstata é o principal entre os homens e o de mama, entre as mulheres.
 
Metodologia da pesquisa
A Pesquisa Nacional de Saúde - 2013 é o primeiro estudo do tipo. Anteriormente, o tema era abordado como um suplemento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). O material possuiu um conjunto de tabelas com informações sobre percepções do estado de saúde, estilo de vida e doenças crônicas. A pesquisa é feita em domicílio e com resposta direta dos entrevistados.
 
O levantamento visitou cerca de 80 mil casas em 1.600 municípios de todo o país, no segundo semestre de 2013. Esta primeira divulgação da PNS traz informações sobre hábitos alimentares, tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas pela população de 18 anos ou mais de idade. A PNS também investigou se essa população adulta foi diagnosticada por profissionais de saúde em alguma das 11 principais doenças crônicas não transmissíveis (depressão, câncer, colesterol alto, diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares, AVC, asma, insuficiência renal, problemas de coluna e problemas osteomoleculares) que, juntas, são a causa de mais de 70% das mortes no país.
 
Fonte: Jornal O Globo