CAPESESP apresenta pôster na 6ª Conferência ISPOR LATAM

Nos dias 15 a 17 de setembro foi realizado em São Paulo a 6ª Conferência para América Latina da International Society For Pharmacoeconomics and Outcomes Research (ISPOR). O diretor-presidente da CAPESESP, Dr. João Paulo dos Reis Neto, e a gerente da Assessoria de Estratégias e Informações Institucionais da Entidade, Dra Juliana Busch, participaram do evento. 
 
As reuniões da ISPOR são consideradas um dos mais importantes canais de divulgação científica sobre farmacoeconomia e pesquisa de resultados. Foi a terceira vez que o Brasil sediou a conferência, o que é determinante para chamar a atenção sobre o cenário do sistema de saúde do país e sua contribuição para a pesquisa científica no mundo.
 
Pensando no bem estar do beneficiário do CAPESAÚDE, a CAPESESP tem investido em diversos estudos multidisciplinares para prevenção e promoção de saúde. Um desses estudos foi o apresentado durante a ISPOR sobre Quimioterapia do Câncer nas últimas semanas de vida, a partir de um estudo retrospectivo em beneficiários do plano. Os dados obtidos mostram o elevado número de tratamentos quimioterápicos nas últimas semanas de vida. Pensar em alternativas a esses tratamentos, tais como cuidados paliativos que visam, sobretudo a qualidade de vida do paciente, podem ser uma opção nesse período. 
 
"Avaliar o custo assistencial é importante para a sustentabilidade de qualquer plano, mas a CAPESESP trabalha para que o paciente tenha, sobretudo, opções de tratamento e terapias que promovam uma melhor condição de saúde", reitera Dra Juliana sobre a importância de estudos como esse para a promoção de qualidade de vida. 
 
Além do pôster, a equipe da CAPESESP ainda participou de um curso de gestão em Farmacoeconomia. Dr. João Paulo ainda foi moderador da mesa redonda sobre Valor e Acesso do Paciente a Fármacos Cardiovasculares da Especialidade da América Latina.
 
 A ISPOR
 
A ISPOR é uma organização pública sem fins lucrativos para propósitos educacionais e científicos. Ela tem como objetivo promover a ciência da farmacoeconomia e a pesquisa de resultados e facilitar a tradução destas investigações em informações úteis para os tomadores de decisão na área de cuidados à saúde. A ISPOR tem mais de 9.500 membros em 114 países, além de 62 capítulos regionais com mais de 4.800 membros. A sociedade promove três encontros anualmente, realizados na América do Norte e na Europa e bianualmente na América Latina ou Ásia.
 
As reuniões do ISPOR são um fórum de discussão e divulgação de informações sobre a ciência da economia da saúde e pesquisa de resultados. Além de reunir especialistas para compartilhar métodos inovadores de pesquisa e desenvolvimento de políticas de saúde, os encontros proporcionam uma oportunidade de aprender uns com os outros para avançar a ciência.