Dia Internacional da Síndrome de Down

 
Hoje, 21 de março, mais de 40 países comemoram o Dia Internacional da Síndrome de Down. Criada pela Organização das Nações Unidas em 2006, a data marca a luta contra o preconceito e pela inclusão em todo o mundo.   
 
A Síndrome pode ser diagnosticada durante o pré-natal, mas não foi isso o que aconteceu com Matheus Nascimento Leiro. Na hora do nascimento, Marcelo Leiro da Silva e Alessandra Santos do Nascimento, pais do Matheus, descobriram que o filho era portador da Síndrome. 
 
 
"Quando ele nasceu, o médico nos disse que ele era especial. A gente não entendia. A síndrome não fazia parte do nosso mundo. Depois falaram que ele viveria só até os 15 anos, que não falaria, que teria problemas nas pernas e no coração. A gente se juntou e pediu direção a Deus para dar uma vida de qualidade ao Matheus", lembra o pai.
 
A medida que foram se informando a respeito da Síndrome, os pais entenderam a necessidade dos estímulos desde cedo, para desenvolver as potencialidades e garantir ao filho autonomia no futuro. E os resultados são só positivos. No 5º ano do ensino fundamental, Matheus que completa 13 anos em 2017, escreve, fala e pratica diversos esportes: karatê, capoeira, futsal. 
 
Soteropolitano, o adolescente é articulado. "Ele sabe os nomes dos bairros quando andamos de ônibus. Lembro que desde bem pequenininho eu o apresentava algumas pessoas e ele guardava os nomes delas. Quando vamos a praia, ele adora pegar jacarezinho", comemora o pai.     
 
A inclusão é fundamental para os portadores de Down. Ela abre possibilidades de independência, inclusive econômica. Especialistas afirmam a importância de crianças com Síndrome de Down a frequentar escolas, aprender a ler, a escrever e ao longo de seu desenvolvimento adquirir o conhecimento de que necessitam para exercer uma determinada profissão. 
 
Associado ao CAPESAÚDE desde o nascimento, Matheus é acompanhado por equipe médica multidisciplinar e também frequenta o Centro de Educação Especial da Bahia – CEEBA onde pratica diversas atividades de estímulo ao seu desenvolvimento. "A nossa prioridade é o Matheus. A vida dele em si é um trabalho de formiguinha. Cada vitória, cada conquista é muito satisfatório", finaliza o pai.
 
Para saber mais sobre a Síndrome de Down, acesse: https://www.movimentodown.org.br/