UNIDAS conquista reativação de Grupo de Trabalho junto à ANS em defesa das autogestões

A Portaria 8.863, de 23/03/2017, instituiu, no âmbito da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Grupo de trabalho para discutir temas específicos das operadoras de autogestão em saúde. Essa é uma conquista da UNIDAS Autogestão em Saúde, entidade da qual a CAPESESP ocupa a Vice-Presidência por intermédio doDr. João Paulo dos Reis Neto, Diretor-Presidente da CAPESESP.

A reivindicação para a criação de um fórum de discussão sobre o segmento, que têm um sistema de gestão e de concessão de benefícios diferente das operadoras de mercado, é antiga. De acordo com o Presidente da UNIDAS, Aderval Paulo Filho, nos dois últimos anos, foi mantido diálogo permanente com a ANS, buscando incessantemente a criação do grupo de trabalho específico para as autogestões junto à Agência.

Por suas características e, principalmente, por não visar ao lucro, autogestões não devem ter o mesmo tratamento dispensado às operadoras de mercado. Um exemplo disso é a formação das reservas financeiras exigidas pela Agência. As autogestões não "guardam dinheiro"; reinvestem o que recebem em benefícios para seus usuários. Portanto, é mais difícil a formação das reservas.

Fazem parte do Grupo de Trabalho representantes da ANS e da UNIDAS e há previsão de que a primeira reunião já aconteça no mês de abril.