voltar

 

Cadastramento de CPF: 16 mil beneficiários ainda não cadastraram o documento

Número é necessário para o Cartão Nacional de Saúde

 

 

 
 
A CAPESESP tem até o dia 31 de maio deste ano para cadastrar o número de CPF de todos os seus beneficiários vinculados ao CAPESAÚDE. Esta é uma exigência da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), para fornecimento do número do Cartão Nacional de Saúde (CNS), obrigatório para todos os cidadãos, vinculados a planos de saúde ou não.
 
O CNS foi criado pelo Ministério da Saúde para utilização dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). O documento é válido em todo território nacional e pode ser considerado como uma "identidade de saúde".
 
A medida tem como objetivo estabelecer uma base única de dados. Isto facilitará o acesso de profissionais autorizados ao histórico do paciente, com ganhos para a gestão do sistema de saúde no país. O número do CNS possibilitará o registro em prontuários eletrônicos únicos, a serem utilizados em serviços de saúde públicos e privados, e consultados por profissionais autorizados.
 
Inicialmente a ANS gravará a numeração de CNS em seu sistema com os dados do beneficiário para, posteriormente, disponibilizar o número do cartão para as operadoras, que depois o informarão aos seus associados. O número de CPF é imprescindível para a emissão do CNS, para titular ou dependente, menor ou não.
 
Para os que não possuem CPF, é possível solicitar a emissão do documento em agências do Correios (de onde já se sai com o futuro número da inscrição) e no site da Receita Federal (clique aqui para acessar). Após tomada esta providência, é imprescindível que este número seja informado à CAPESESP, para tanto, ligue para 0800 979 61 91 e escolha a opção 2. Você também pode utilizar o contato disponível no site (clique aqui para acessar) ou procurar o Escritório Regional ou Local de seu estado. Não deixe de informar o seu CPF!