voltar

 

CAPESESP: 55 anos ao seu serviço

 
No dia 18 de junho, a CAPESESP completou 55 anos de existência. Atingir esta marca é motivo de orgulho para qualquer empresa, mas fazer parte de uma Entidade cuja missão é proporcionar bem-estar e tranquilidade a todos que dela participam, significa mais: é trabalhar com e por um ideal.
 
Nesses 55 anos, a CAPESESP veio evoluindo em sua atuação – de uma caixa de pecúlios, passou a complementar benefícios previdenciais, prestar assistência à saúde e a administrar programas que promovam a saúde e a qualidade de vida de seus beneficiários.
 
E neste processo de sempre avançar, buscando atender continuamente as necessidades de seus usuários, a CAPESESP iniciou uma campanha para equiparação da contribuição patronal para assistência à saúde dos servidores federais do Executivo ao do Legislativo. Hoje, de acordo com o Orçamento da União, a contribuição para os servidores do Legislativo chega a ser três vezes superior a do Executivo, o que sobrecarrega financeiramente aos últimos, que precisam entrar com uma parcela maior para manutenção de plano de saúde para si e sua família.
 
Além disso, a CAPESESP também está mobilizando parlamentares, sindicatos, entidades de classe, formadores de opinião e os próprios servidores para reivindicar a utilização do mesmo critério de proporcionalidade de contribuição entre as faixas etárias adotado pela Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS), que prevê que a última faixa (dos beneficiários de idade mais avançada) pode ser até 6 vezes superior à primeira (beneficiários mais jovens).
 
Hoje, apesar de utilizar a mesma tabela de faixas etárias da ANS, o valor da contribuição para assistência à saúde dos beneficiários de idade mais avançada é apenas duas vezes superior aos mais jovens, sendo que já foi comprovado por pesquisas que o fator idade aumenta as despesas com assistência médica, mesmo com os grandes avanços na área dos tratamentos e medicamentos.
 
Obviamente, a correção dessas duas distorções é fundamental para a CAPESESP, pois melhorará a relação receita X despesas do plano de saúde. Mas é importantíssimo deixar claro que isto também é fundamental para o associado. Só para que se tenha uma ideia, em 2002, os patrocinadores (órgão empregador do servidor público) arcavam com 68% do valor do plano de saúde. Em 2012, a participação patronal caiu para 43%, ou seja, hoje os servidores pagam mais para manter a assistência à saúde.
 
Além de tudo isso, você que é associado da CAPESESP sabe que tudo que a Entidade arrecada é revertido em favor dos beneficiários, na forma de benefícios adicionais, como o Auxílio-Medicamento de Uso Contínuo, Reembolso Medicamento etc. O AMUC é um bom exemplo. Como você viu nesta edição do Conexão, para manter o benefício foi necessário modificar as regras de concessão. Isto só ocorre pela carência de recursos financeiros.
 
Nestes 55 anos, a CAPESESP, uma entidade criada e administrada por servidores, mantém vivo o mesmo ideal que a criou: a solidariedade. E para isto reivindica e levanta as bandeiras que se fizerem necessárias para garantir uma assistência plena e de qualidade para seus associados e suas respectivas famílias. Que venham mais anos, mais causas e mais bandeiras a levantar. A CAPESESP estará onde sempre esteve: ao seu lado.