voltar

Materiais cirúrgicos especiais: ponto de constante atenção

 
Em 26 de novembro de 2014, a equipe responsável por gerenciar o fornecimento de órteses, próteses e materiais cirúrgicos especiais (OPMEs) passou por um treinamento para aperfeiçoamento da rotina.
 
As OPMEs são materiais utilizados em cirurgias e, geralmente, têm alto custo, sendo  solicitadas pelo médico que assiste cada paciente. A liberação desses materiais pode ser feita de duas maneiras. No caso das cirurgias eletivas (marcadas), após a solicitação, é feita uma cotação de preços pela CAPESESP que fornece, diretamente ao estabelecimento hospitalar onde será realizado o procedimento cirúrgico. Esta medida faz com que o valor pago, normalmente, seja mais baixo, por causa da negociação.
 
Nos casos dos procedimentos de urgência e emergência, o próprio hospital fornece o material, tendo em vista a necessidade do paciente. Todavia, não há negociação e os custos são maiores.
 
Considerando o alto custo desses materiais, é preciso estar muito atento a todos os aspectos que envolvem seu fornecimento, para que o equilíbrio financeiro de qualquer plano de saúde seja mantido. O treinamento em OPMEs focou na capacitação especializada, abordando, também, a legislação, as estratégias a serem adotadas pelas equipes para melhor desenvolvimento da atividade e as principais patologias que requerem o uso de OPMEs, suas características e materiais utilizados.
 
A equipe que avalia os pedidos que contenham OPME é formada por técnicos administrativos e profissionais da saúde. Enquanto os administrativos negociam preços e verificam se o materiais são autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, os médicos e enfermeiros conferem tanto a pertinência da solicitação quanto se o procedimento é o melhor para a saúde do associado. 
 
Quando um beneficiário do CAPESAÚDE tem um procedimento cirúrgico marcado (eletivo) no qual será necessário o uso de algum material especial, deve ter em mente que há um prazo para análise, cotação, negociação e fornecimento. Estes procedimentos são realizados de forma criteriosa, ajudando no equilíbrio financeiro do CAPESAÚDE e na qualidade das OPMEs utilizadas.