A terceira idade que não descuida da beleza


"As idosas estão começando a gostar da idade que têm. Querem estar bonitas de uma forma compatível com seu corpo", explica Valmari Cristina Aranha, psicóloga do serviço de geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e membro da diretoria da SBGG-SP – Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia seção São Paulo. "A terceira idade não é mais uma minoria. As pessoas passaram a ter uma imagem melhor e mais realista das mulheres idosas. Elas estão menos caricatas, não tentam mais parecer jovens", completa.

O número de idosos no Brasil aumentou. De acordo com o Censo 2010, realizado pelo IBGE, 11,74% das mulheres brasileiras têm 60 anos ou mais. A indústria da beleza está de olho nestas consumidoras. "Hoje são mais de 18 milhões de consumidores ‘sênior', que têm mais de 60 anos de idade. A renda mensal soma R$ 7,5 bilhões", diz Renata Eduardo, gerente de marketing da categoria rosto da Natura. "O mercado de produtos para maiores de 70 anos é novo e pouco explorado", completa.

Claudia Fló, presidente do departamento de gerontologia da SBGG-SP, diz: "hoje as mulheres de 80 anos têm uma aparência muito mais jovem do que as pessoas da mesma idade tinham há alguns anos. Eu acho que a vaidade faz toda a diferença psicologicamente. Quem é mais feliz tem mais ânimo para ser vaidosa, e quem é vaidoso é mais feliz. O importante é se gostar".

Fonte: Portal IG