Voltar

Auditoria Interna da FUNASA avalia gestão da CAPESESP


De 11 a 22/05/2015, a CAPESESP recebeu a visita de Auditores da Fundação Nacional de Saúde, com o intuito de avaliar a gestão dos recursos repassados pela FUNASA à CAPESESP, a título da contribuição patronal per capita para Assistência Médica Ambulatorial e Hospitalar, bem como analisar a administração do patrimônio relativo ao Plano de Benefícios Previdenciais.

Todas as análises foram feitas com base em informações, documentos e planilhas contábeis, de janeiro de 2013 a março de 2015. 

O Relatório Conclusivo da Auditoria foi entregue pessoalmente pelo Auditor-Chefe da FUNASA, em novembro de 2015, na reunião realizada na sede da Entidade que contou com a presença dos membros do Conselho Deliberativo e Fiscal, além da Diretoria Executiva.

Em resumo, os auditores constataram que o Plano de Benefícios Previdenciais tem se mostrado sólido atuarialmente nos últimos anos e apto a quitar os seus compromissos. Foi apontada, ainda, a eficiência da gestão da Diretoria-Executiva sobre a situação financeira do CAPESAÚDE, pelos esforços empenhados em saldar os débitos assumidos com a rede credenciada e o atendimento aos inúmeros normativos da Agência Reguladora.

Ainda sobre a questão da dificuldade financeira enfrentada pelo Plano Assistencial, o relatório apontou que"decorriam do fato de as despesas mensais alcançarem índices superiores as receitas auferidas, tanto dos associados quanto das patrocinadoras. Tal situação deriva do aumento das despesas com a prestação da assistência médica, combinado com a elevada idade dos assistidos, tendo em vista que mais de 60% dos associados estava com idade superior a 50 anos, elevando assim de forma substancial os custos com os procedimentos médicos/hospitalares e medicamentos.". 

De acordo com o Auditor-Chefe da FUNASA, Luiz Carlos Marchão, "a gestão da Entidade durante o período-base sob exame foi considerada satisfatória".