voltar

 

CAPESESP cria rotina para identificar servidores com direito à complementação de aposentadoria

 
Os servidores da FUNASA, aposentados por invalidez ou compulsoriamente com proventos proporcionais, podem fazer jus a uma complementação pela CAPESESP. A Diretoria de Assistência e Previdência constatou que muitos associados não têm conhecimento da existência desse benefício. Para se ter uma ideia, só no período de março a julho deste ano, foram verificados 15 casos. Em virtude disso, a CAPESESP, por meio da Divisão de Benefícios Previdenciais, está implantando uma nova sistemática, objetivando garantir, na época própria, os direitos de seus associados.
 
Segundo a Gerente da DBP, Sr.ª Geani Benites, foi criada uma rotina administrativa para levantamento desses beneficiários. "Estamos fazendo um trabalho de acompanhamento das informações funcionais dos servidores que passaram para a inatividade e que são associados ao Plano Previdencial . Ao constatar que entre os inativos tem alguém que foi aposentado por invalidez ou por compulsória proporcional, cruzamos os dados para saber se o mesmo era associado à CAPESESP, se tinha vinculação, se a carência estava cumprida", explica.
 
Após esse levantamento, a Entidade envia uma correspondência para o associado, informando-o de que ele poderá fazer jus a uma complementação mensal. A concessão do benefício dependerá da apresentação de documentos necessária, que é bem simples.  Os dados que estão sendo analisados são a partir de 2013. Entretanto, aposentados anteriores há este ano e vinculados à CAPESESP podem solicitar uma avaliação de complementação.
 
Vale destacar que esta rotina passará a ser efetuada rotineiramente para identificar novos casos.