voltar

Complementação de aposentadorias e pensões  do Plano Funasa também é reajustada pelo IPCA

 

 
A partir de janeiro, os aposentados e pensionistas da Funasa que recebem complementação de seus benefícios previdenciários pela CAPESESP terão o valor da parcela paga pela Entidade reajustada em 5,84%. Esta foi a variação do Índice de Preços ao Consumidor – Amplo em 2012.
 
O crédito em conta corrente dos associados assistidos, como são chamados aqueles que recebem complementação de benefícios previdências pela CAPESESP, será no dia 25 de janeiro.
 
Para ter direito à complementação, o associado deve ser vinculado à Patrocinadora Funasa e ser inscrito no Plano de Benefícios Previdenciais.  O benefício mensal é pago nos casos das aposentadorias por invalidez ou compulsória com proventos proporcionais pela União. 
 
Para requerer a  complementação por invalidez é necessário ter, no mínimo, 12 (doze) meses de contribuição para o Plano de Benefícios Previdenciais. Para a compulsória, são 72 (setenta e duas) contribuições e, no mínimo, 15 (quinze) anos de serviço na Funasa. 
 
No caso de falecimento do participante que recebe complementação de aposentadoria, seus beneficiários reconhecidos pelo órgão previdenciário terão direto à complementação de pensão, no valor correspondente ao complemento da aposentadoria paga pela CAPESESP, dividido em partes iguais entre os beneficiários.