COMUNICADO PRE-03/2014

Rio de Janeiro, 12 de maio de 2014.

Prezado Associado,

Os principais jornais do País têm publicado recentemente notícias relativas a interferências de partidos políticos em entidades de previdência complementar vinculadas a empresas estatais.

Analisando tais matérias, senti a necessidade de prestar informações aos nossos associados sobre este assunto, bem como apresentar algumas considerações e comentários sobre o funcionamento da CAPESESP.

Primeiramente, é fundamental esclarecer que a CAPESESP não recebe qualquer interferência política na sua atuação. A Diretoria Executiva é composta por técnicos com formação e experiência adquirida, há mais de vinte anos, na própria Entidade. De igual modo, todos os Gerentes Regionais são profissionais designados pelo Diretor-Presidente tendo por base apenas o critério técnico e o compromisso com o trabalho que estão obrigados a exercer.

Como todos sabem, diferentemente do que se constata em praticamente todas as outras entidades assemelhadas, o Diretor-Presidente da CAPESESP é escolhido diretamente pelos associados, o qual, nesta condição, se preocupa em zelar pela Instituição e, principalmente, pelo bem estar da coletividade dos associados, sem perder de vista a necessária segurança financeira dos Planos por ela gerenciados, até porque ao assumir o mandato, passa a ter responsabilidade legal e estatutária pelas atividades desenvolvidas.

A administração da CAPESESP é totalmente transparente. Todo mês as demonstrações contábeis e demais informações financeiras são analisadas pelo Conselho Fiscal, que tem metade dos seus componentes eleitos e a outra metade indicada pela Fundação Nacional de Saúde e pelo Ministério da Saúde.

As prestações de contas anuais são analisadas por uma empresa de auditoria independente e pelo Conselho Fiscal, sendo submetidas posteriormente à aprovação do Conselho Deliberativo, que também é composto metade por escolha dos associados e metade pelos patrocinadores. Convém enfatizar que tais contas jamais deixaram de ser aprovadas.

Todas as informações relativas à situação financeira dos planos administrados pela CAPESESP constam no site da Entidade, no endereço www.capesesp.com.br, onde qualquer associado pode verificar a situação patrimonial dos respectivos planos, assim como a posição das aplicações financeiras efetuadas, a política de investimentos e as últimas prestações de contas aprovadas pelo Conselho Deliberativo.

A cada prestação de contas é juntado um Relatório Anual de Atividades, também disponível no site, pelo qual a Diretoria Executiva presta informações ao Conselho Deliberativo sobre as principais ocorrências de cada exercício, bem como sobre os dados mais relevantes da Entidade, como quantidade de associados, número de empregados, benefícios pagos, resultados dos investimentos, etc.

Além disso, também consta no site, para acesso a todos os associados, informações sobre despesas ocorridas com as aquisição de bens e contratação de serviços de valores mais relevantes.

Não posso deixar de destacar que nos seus 56 (cinquenta e seis) anos de existência, a CAPESESP jamais esteve envolvida em qualquer tipo de escândalo nem teve o seu nome mencionado de forma negativa em jornais, revistas, rádio ou televisão.

Eram estes os esclarecimentos e informações que, por dever de ofício, considerei importante levar aos associados neste momento.

Cordialmente,

Cassimiro Pinheiro Borges