voltar

 

Dia Mundial do Meio Ambiente 2013 reforça campanha contra o desperdício de alimentos

 
 
 
Comemorado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente de 2013 terá como tema "Pensar. Comer. Conservar. Diga não ao desperdício", oferecendo um grande reforço para a campanha do PNUMA (Programa das Nações Unidas para Meio Ambiente) e da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) iniciada em janeiro de 2013. A celebração será na Mongólia, em reconhecimento por seu trabalho destacado na transição para uma Economia Verde. 
 
A campanha alerta que 1,3 bilhão de toneladas de comida são jogadas fora a cada ano. A iniciativa dará informações para evitar o desperdício, reduzir o impacto ambiental e poupar recursos, sendo dirigida especialmente aos consumidores, comerciantes e outros atores sociais da área gastronômica e de hospedagem. 
 
Os consumidores serão incentivados a não se deixar seduzir por estratégias para adquirir mais do que o necessário. Já os comerciantes podem oferecer descontos em produtos próximos do vencimento da data de validade.
 
Segundo a FAO, um terço dos alimentos é perdido durante os processos de produção e venda, um desperdício equivalente a um trilhão de dólares.
 
"Nas regiões industrializadas, quase metade da comida descartada, cerca de 300 milhões de toneladas por ano, ainda está própria para o consumo. Esta quantidade é equivalente a toda a produção de alimentos da África Subsaariana, e suficiente para alimentar 870 milhões de pessoas", informou o Diretor-Geral da FAO, o brasileiro José Graziano da Silva.
 
Veja algumas dicas que combatem o desperdício de alimentos:
 
Para consumidores:
  • Compra inteligente: planeje quais ingredientes serão usados nas suas refeições, faça listas, compre direto de produtores, evite comprar por impulso e não caia em estratégias para adquirir mais do que o necessário.
  • Frutas e legumes em formatos diferentes dos habituais: muitos vegetais são descartados nos supermercados simplesmente porque seu formato ou cores não estão "adequados". 
  • Compreenda as datas de validade: a frase "consumir preferencialmente antes de" não significa que o produto não pode mais ser consumido. Avalie bem antes de descartar.
  • Sem relíquias na geladeira: Sites como o www.lovefoodhatewaste.com, do WRAP, ensinam receitas criativas para você utilizar tudo o que comprou, mesmo o que está esquecido na geladeira.
  • Outras ações sugeridas: congele, peça porções menores nos restaurante, não desperdice sobras de refeições anteriores (desde que estejam em condições de consumo) e doe para banco de alimentos, abrigos e outras instituições. 
 
Fonte: ONU Brasil e PNUMA