A sustentabilidade, sem dúvidas, começa dentro do lar. Já na etapa das compras de mês é possível evitar desperdícios. Mais de 50% do lixo brasileiro é comporto por materiais orgânicos, entretanto apenas parte dessa quantidade é realmente lixo e pode passar por processos de compostagem. Mas, a outra parte dessa porcentagem são alimentos que, antes de estragarem, poderiam ter sido aproveitados.

Aproximadamente 65 milhões de pessoas no Brasil vivem na miséria alimentar e não possuem fácil acesso a alimentos. Além disso, 16% das crianças com menos de seis anos de idade estão em estado de desnutrição. Entretanto, você pode começar a mudar essa história dentro da sua própria casa. Veja agora 11 dicas de como tornar o consumo de alimentos mais sustentável:

1. Só compre aquilo que realmente necessita. Uma boa opção é fazer uma lista antes de sair para as compras. Preste atenção na quantidade que você e sua família consomem assim os alimentos não vão estragar antes do consumo.

2. Na hora de comprar carnes, opte pelas peças vendidas em açougues e nos balcões dos supermercados. As peças que vem em bandejas de isopor podem ser mais práticas, mas o material usado na embalagem é prejudicial ao ambiente. Além disso, você corre o risco de comprar um alimento que está apenas aparentemente bom, pois produtos embalados não permitem que você veja exatamente a sua qualidade.

3. Se algum item é consumido em maior quantidade, prefira comprar embalagens maiores a várias pequenas. Opte pelos pacotes de papel, embalagens de plástico são mais difíceis de reciclar. Assim você também economiza dinheiro e produz menos lixo.

4. Tente usar uma garrafa de água e um copo reutilizável, ao em vez de comprar vários descartáveis. Dessa forma é possível evitar o uso e descarte.

5. Na hora de comprar alimentos prefira sempre os frescos aos industrializados. Os processos industriais gastam mais energia, recursos naturais, transporte e embalagens. Isso sem falar que o custo é maior para o seu bolso.

6. Procure fazer a quantidade necessária de comida para uma ou duas refeições, e reutilize as sobras. Assim você evita jogar comida fora.

7. Quando for embalar os produtos no mercado leve caixas de papelão para colocar as compras. Sacolas plásticas são prejudiciais ao meio ambiente.

Faça sua parte por um mundo mais sustentável.