Voltar

CAPESESP cria grupo para modernização da entidade e aplicação de novas tecnologias

 

Uma das metas da atual gestão é reduzir custos para promover o equilíbrio financeiro da CAPESESP e, consequentemente, garantir a segurança e tranquilidade dos associados, não só a curto, como também a longo prazo. Por isso, setores e cargos não considerados essenciais para o bom andamento da instituição foram extintos. No entanto, em meio a essa reestruturação organizacional, também foram criados grupos considerados de fundamental importância para o desenvolvimento da entidade. Um deles é o Grupo Executivo de Modernização e Tecnologia (Gemot), coordenado pelo ex-diretor de Previdência e Assistência da CAPESESP, João Paulo dos Reis Neto, que possui experiência na área de Tecnologia da Informação (TI).
 
Como diz o próprio nome, o objetivo deste grupo é estudar e aplicar os principais recursos tecnológicos disponíveis no mercado para promover a modernização da CAPESESP. Com o apoio de outros três profissionais das áreas de TI e Projetos, a equipe já está trabalhando em melhorias, que em breve poderão ser desfrutadas pelos associados.
 
- O resultado deste trabalho vai refletir diretamente no atendimento aos associados, que poderão usufruir de um serviço mais ágil e eficiente. A intenção é atender o associado onde ele estiver, sem que precise se deslocar até um dos endereços físicos da CAPESESP-, adianta João Paulo.
 
Atuais projetos - O Gemot, atualmente, está envolvido simultaneamente em três áreas de atuação. A primeira diz respeito à conclusão do Projeto Synfonia, que consiste na substituição do atual sistema operacional por um sistema integrado, que irá proporcionar a automação de várias atividades e melhoria nos processos internos. Segundo João Paulo, este é o maior desafio do grupo, por conta da amplitude e complexidade do projeto. A previsão é que até o final do ano esteja concluído.
 
Outra prioridade do grupo é tornar o portal da CAPESESP mais abrangente e funcional, inclusive com a criação de uma gerência virtual, disponibilizando aos associados informações e serviços em tempo real.
 
Já a terceira parte da atuação do grupo está ligada à reestruturação de uma ferramenta de análise de dados, na área de Business Intelligence, que se refere ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte à gestão de negócios. Com a ferramenta, será mais fácil, por exemplo, adequar os produtos da CAPESESP ao perfil dos associados e até mesmo detectar possíveis fraudes.
 
Mas o trabalho não para por aí. João Paulo explica que o grupo também está estudando a revisão de política da segurança da informação, o que tornará a utilização dos sistemas informatizados mais segura para todos.