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O custo de uma ligação gratuita

 
 
O serviço de ligações gratuitas para a Central de Relacionamento com os Associados (CRA) não tem custo apenas para quem faz aligação – associado ou rede credenciada. Obviamente, para a CAPESESP há a cobrança da operadora de telefonia responsável pela linha de DDG. E esta despesa vem crescendo nos últimos meses, fazendo com a que a Capesesp inicie estudos visando identificar medidas para sua redução. 
 
Uma das providências já tomadas para atingir este objetivo foi a dispensa temporária de autorização prévia para 11 exames complementares, conforme divulgado na edição passada do Conexão. Só para que se tenha uma ideia, a conta telefônica paga pelo 0800 da CAPESESP em junho foi 6,94% superior a de janeiro, enquanto a inflação neste mesmo período foi de 3,15%.
 
Em média, a CRA atende 39.500 ligações por mês, sendo cerca de 27.500 para liberações de senhas e 12.000 para as demais (informações, dúvidas, reclamações etc.). Os contatos para senhas duram, em média 3 minutos e 39 segundos. Já os realizados para o atendimento em geral levam, em média, 6 minutos e 34 segundos. Isto se explica pelo fato de que a autorização de um procedimento segue uma metodologia pré-definida, sem muitas variações. Já o atendimento geral é de acordo com a demanda do associado, que pode ser de qualquer tipo e, às vezes, mais de uma por ligação. 
 
O custo do pulso (tarifa mínima) varia de acordo com o tipo de telefone do qual se origina a ligação, para aquelas originadas de fixo, o pulso dura um minuto e as oriundas de celular 30 segundos, ou seja, a cada minuto ou a cada 30 segundos a tarifa vai sendo acrescentada.
 
Apesar de teoricamente as ligações para a CRA não gerarem custo para os associados, esta é uma falsa impressão, uma vez que os recursos para pagamento deste tipo de despesa vêm do Fundo Administrativo, que é formado por recursos repassados pelos Planos Previdencial e Assistencial. Portanto, a despesa acaba sendo paga com os valores de contribuição dos patrocinadores e dos associados. 
 
Algumas pequenas medidas podem ajudar a reduzir esta conta. Veja:
 
  • Evite usar telefone celular nos contatos com a CRA. O custo deste tipo de ligação é maior.
  • As ligações efetuadas diretamente pela rede credenciada para pedir autorização (senha) para realização de procedimento, normalmente, são feitas de telefones fixos e o profissional da rede já está mais habituado a fazer este tipo de solicitação, o que agiliza o atendimento e diminui sua duração.
  • Caso seja necessário que o beneficiário solicite a senha, certifique-se de ter todas as informações necessárias em mãos: nome completo, matrícula, tipo de procedimento a ser realizado, indicação clínica, nome e CRM do médico solicitante e o local exato onde o procedimento será realizado.
  • Antes de telefonar para a CRA, verifique se a informação ou o serviço solicitado está disponível no site da CAPESESP (www.capesesp.com.br). Pode ser que a ligação se torne desnecessária.
  • Utilize outros meios de contato, como o "Fale com a CAPESESP" e "Atendimento Chat", disponíveis no site.