voltar

Plano de Benefícios Previdenciais garante sua segurança e de sua família no futuro

 
Antes de criar o Plano de Saúde, a CAPESESP funcionava exclusivamente como entidade fechada de previdência privada, complementando benefícios da previdência oficial ou pagando pecúlios por falecimento. Por ser da categoria fechada, só admite como participantes os servidores das patrocinadoras. Os benefícios previstos no plano não são imediatos, como os do CAPESAÚDE, mas, no momento em que são concedidos, resultam em satisfação e tranquilidade para quem os recebe. Conheça:
 
  • Complementação de aposentadoria por invalidez ou compulsória – ocorre quando a aposentadoria pela União não é integral, sendo concedida com valores proporcionais. Se o associado recebe a complementação pela CAPESESP, em caso de falecimento, a aposentadoria é convertida em pensão para seus dependentes;
  • Auxílio-natalidade – benefício pago quando do nascimento do filho do associado, equivalente a 20% da média dos seus 12 últimos salários de participação (soma das parcelas sobre as quais incide o desconto para Plano de Benefícios Previdenciais – PBP);
  • Pecúlio Previdencial – valor pago aos dependentes em partes iguais nos casos de falecimento do associado. Corresponde a 5 vezes a média dos 12 últimos salários de participação;
  • Empréstimos – suporte financeiro para os associados, com juros bem mais baixos do que aqueles oferecidos no mercado.
 
O desembolso mensal do associado para a manutenção do PBP no Plano Funasa é de apenas 1% de seu salário e como se pode notar, os benefícios são concedidos em momentos em que o associado ou sua família precisam de um aporte financeiro, pois são em ocasiões em qualquer recurso extra é bem-vindo.
 

Redistribuição

 
A redistribuição dos servidores da Funasa para o Ministério da Saúde em 2010 não significou a perda do vínculo com o plano daqueles associados que já eram vinculados a PBP, pois eles puderam mantê-lo na condição de autopatrocinados. Entretanto, hoje, se algum associado redistribuído solicitar o desligamento do plano, não poderá haver mais o retorno, porque ele pertence agora a outro patrocinador. 
 
Infelizmente, visando ao resgate de 38,80% das contribuições, alguns vêm solicitando desligamento, deixando de contar com 100% dos benefícios. Vale lembrar que um dos benefícios do Plano é a concessão de empréstimos, que pode atender a uma necessidade eventual que venha a ocorrer e que pode ser pago em até 48 vezes.
 
Portanto, é melhor manter o plano, cujo desconto é pequeno e garante bons benefícios na hora em que a necessidade se apresenta.