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Propostas para administração da Entidade apresentadas aos associados estão sendo implantadas

 
A atual Diretoria da CAPESESP foi composta como resultado da eleição ocorrida em maio deste ano para Diretor-Presidente e para renovação de parte dos Conselhos Deliberativo e Fiscal.
 
Durante a campanha, por meio de material impresso enviado a uma parte dos associados, foram apresentadas propostas para administração da Entidade, as quais certamente contribuíram para a escolha por eles efetuada.
 
Essas medidas vêm sendo implementadas, com o apoio do Conselho Deliberativo, de acordo com as condições encontradas, de forma a resolver prioritariamente os problemas mais críticos, principalmente aqueles que afetam os serviços aos associados.
 
Chegado o final de mais um ano, é momento de apresentar um balanço das medidas colocadas em prática no segundo semestre:
 

1. PROPOSTA: Correção dos problemas financeiros do CAPESAÚDE

 

O principal problema, que necessitava ser resolvido imediatamente, era a regularização dos pagamentos dos médicos, clínicas e hospitais que vinham sendo feitos com atraso. Esta situação comprometia o atendimento aos associados e ameaçava a continuidade do CAPESAÚDE.
 
ENCAMINHAMENTO: Os pagamentos para a rede credenciada foram colocados em dia a partir de setembro. As cobranças dos procedimentos médicos recebidas desde agosto são quitadas até o dia 10 do mês seguinte, tendo-se reduzido o prazo de pagamento, que antes era de 60 dias, para 30 dias.
 
Em relação aos débitos com os prestadores de serviços médicos-hospitalares, referentes a cobranças recebidas e não pagas na época própria e cujo montante supera os 50 milhões de Reais, foram adotadas duas medidas: as dívidas de menor valor foram pagas à vista em setembro, enquanto que as de maior valor estão sendo negociadas individualmente com cada credenciado, para pagamento parcelado. Até o momento, mais de 50% dos débitos foram negociados.  
 
Com estas providências, quase todos os credenciados que haviam suspendido atendimento para os associados do CAPESAÚDE voltaram a prestar seus serviços normalmente. Os poucos casos remanescentes estão tendo tratamento prioritário para solução.
 
Ainda em relação à questão financeira, vale registrar que foi adotada a opção de não se efetuar o reajuste das contribuições dos associados para o Plano, o que usualmente ocorre no mês de outubro. Esta decisão resultou da avaliação de que esta despesa já onera significativamente os associados e o seu aumento levaria a uma maior perda de beneficiários do Plano, que prejudicaria ainda mais a sustentabilidade financeira da CAPESESP, além de deixar um grande número de servidores sem assistência à saúde.
 
Também é importante destacar que não foi colocada em prática a cobrança de uma cota extra de contribuição aos associados, conforme havia sido definido pela administração anterior.
 

2. PROPOSTA: Melhoria no atendimento na rede credenciada

 
A prestação dos serviços médico-hospitalares estava sendo afetada pela irregularidade no pagamento das cobranças. O atendimento tinha sido suspenso por diversos hospitais.
 
ENCAMINHAMENTO: O primeiro passo foi negociar os débitos com a atual rede de prestadores de serviços médicos-hospitalares para recuperação do prestígio da CAPESESP no mercado de saúde suplementar.
 
Paralelamente, os Escritórios Regionais e Locais estão buscando novos credenciamentos, os quais são divulgados no site da Entidade. Posteriormente, será efetuado um trabalho de redimensionamento e qualificação da rede visando adequar o atendimento à cada Plano oferecido.
 
 
 

3. PROPOSTA: Melhoria do atendimento

 
a)Atendimento telefônico
O atendimento telefônico tinha sido terceirizado e era prestado sem o adequado conhecimento das demandas dos associados.
 
ENCAMINHAMENTO: Em 16 de novembro, a Central de Relacionamento com os Associados reiniciou o atendimento telefônico dentro da própria CAPESESP, com uma equipe própria, que foi treinada para as atividades durante 90 horas. O contrato com a empresa terceirizada não foi renovado.
 
O serviço está em fase de aprimoramento e esperamos para breve que sua qualidade melhore ainda mais.
 
b) Criação da Gerência Virtual de Atendimento ao Associado
 
Este serviço foi idealizado para agilizar o atendimento, possibilitando que os associados obtenham diretamente, por meio da internet, uma série de serviços e soluções de problemas menos complexos de forma ágil e dinâmica.
 
ENCAMINHAMENTO: Uma das primeiras ações da atual administração foi criar o Grupo Executivo de Modernização e Tecnologia (GEMOT), que está estudando a melhor forma de incrementar o atendimento virtual aos associados. Parte desta solução passa pela implantação de um novo sistema informatizado de controle das operações da CAPESESP, a qual foi iniciada em 2010, e que ainda está sendo finalizada. 
 
 

4. PROPOSTA: Retorno dos associados desligados do Capesaúde

 

Durante os últimos anos, uma grande quantidade de associados foi excluída do Plano, deixando de contar com este amparo e segurança para suas famílias.
 
ENCAMINHAMENTO: Já no mês de julho a Diretoria Executiva apresentou ao Conselho Deliberativo uma proposta para oferecer condições diferenciadas para o retorno de ex-associados ao Plano. Foi possibilitada a volta sem carência para aqueles que não tinham débitos e concedidas condições especiais para os demais. Em uma iniciativa similar, o Plano foi apresentado a servidores das Patrocinadoras que nunca foram associados.
 
Após a aprovação do Conselho, cerca de 40 mil correspondências foram enviadas com estas propostas, esperando-se o retorno de um grande número de pessoas ao Plano.
 
 

5. PROPOSTA: Redução das despesas administrativas

 
ENCAMINHAMENTO: Logo após a posse, no primeiro dia de mandato, foi apresentada ao Conselho Deliberativo a proposta de um novo organograma para a Entidade, prontamente aprovada. A nova estrutura fundiu setores; extinguiu outros, sem prejuízo das atividades desenvolvidas, e transformou unidades regionais de menor porte em Escritórios Locais de Atendimento. Além disso, houve uma redução no valor das gratificações de todas as funções de confiança, inclusive das Diretorias e dos Conselhos.  Essas mudanças proporcionaram redução do quadro de lotação de empregados e das despesas administrativas como um todo.
 
Além disso, foi criado um grupo de trabalho para analisar os contratos de prestação de serviços. Alguns foram descontinuados ou encontram-se em processo de revisão, sempre tendo como objetivo melhorar a eficiência no cumprimento da missão da Entidade.
 

 

6. PROPOSTA: Transparência nas relações com os associados

 
Foram propostas ações com a finalidade de aumentar o conhecimento e a participação dos associados na gestão da Entidade. Dentre elas, a divulgação dos gastos mais significativos com compras e contratação de serviços e a recriação dos comitês estaduais para acompanhamento e monitoramento do Capesaúde.
 
ENCAMINHAMENTO: Estas medidas estão sendo estudadas para posterior implantação. Acreditamos que possamos concluir sua entrega após solucionarmos os problemas mais importantes mencionados neste texto, no decorrer do ano que se inicia.