voltar

Reajuste do Capesaúde visa ao equilíbrio financeiro do plano

Assistência Básica e Odontológica mantêm os mesmos valores

 
 
Em outubro do ano passado, o CAPESAÚDE completou 12 meses do último reajuste. Pelas normas vigentes para os planos de saúde, poderia ser aplicado um ajuste nas contribuições dos associados. Entretanto, a atual Diretoria Executiva da CAPESESP, que estava há pouco tempo na administração da Entidade, precisava de tempo para avaliar a situação e buscar a solução que menos impactasse no orçamento doméstico dos associados.
 
A primeira tentativa foi a redução das despesas. Por outro lado, os dirigentes da CAPESESP buscaram um aporte financeiro junto aos órgãos patrocinadores para melhorar a receita. Infelizmente, não houve a redução de despesas esperada nem os patrocinadores fizeram uma contribuição extraordinária para o aumento da receita.
 
Assim, diante do desequilíbrio entre receitas e despesas, foi necessária a revisão da contribuição dos associados, em percentuais que sejam suficientes para sanar esta situação. Antes de tudo, confirma-se que não haverá reajuste da tabela da Assistência Básica, utilizada para os associados titulares e seus dependentes diretos (cônjuge e filhos/enteados menores de idade). 
 
A partir de abril/13, aos Planos Superior e Executivo será aplicado o percentual de 18% para o adicional por acomodação em quarto privativo. Estas duas opções foram as que apresentaram maior descompasso entre receitas e despesas, necessitando de um reajuste maior. 
 
Os planos para dependentes-agregados e os planos regionais, denominados Sob Medida e Sob Medida Família, Enfermaria e Apartamento, terão reajuste de 10,17%, que é o percentual da inflação entre outubro/11 (mês do último aumento) e março/13. Os usuários do Sob Medida (titulares e dependentes naturais) também contribuirão com o valor mínimo de R$ 30,00 por mês, independente da parcela da Patrocinadora.
 
Os associados com vínculo no Plano Referencial (UFPE) terão reajuste de 10,17% para assistência básica e de 18% para a superior.
 
Todos os associados que tiveram alteração nos valores de contribuição receberam uma correspondência tratando de seu caso específico. 
 
Veja as novas tabelas de contribuição do CAPESAÚDE, clicando AQUI.