Suco de beterraba pode reduzir pressão arterial

 

Suco de beterraba pode reduzir a pressão arterial em torno de 7%, segundo um pequeno estudo publicado no periódico "Hypertension". Cientistas acreditam que o nitrato presente na beterraba amplia os vasos sanguíneos, ajudando o sangue a fluir mais facilmente. Atualmente, pessoas com dor no peito, ou angina, usam drogas que contêm nitrato para amenizar os sintomas.

A pesquisa envolveu oito mulheres e sete homens com pressão entre 140 a 159 milímetros de mercúrio (mm Hg), sem outras complicações. Os participantes beberam 50 mililitros do suco ou água (placebo) e tiveram a pressão monitorada por 24 horas. Comparado com o grupo de placebo, os participantes que beberam suco de beterraba tiveram a pressão arterial sistólica e diastólica reduzidas em média 10 mm Hg, mesmo depois que os níveis de nitrito no sangue voltaram ao normal. O efeito mais acentuado ocorreu entre três a seis horas depois de beber o suco, mas ainda teve resultado até 24 horas depois.

Os pesquisadores, a Escola de Medicina e Odontologia de Londres, que têm estudado a relação da beterraba com a pressão arterial há anos, acreditam que mais estudos ainda são necessários. Eles advertem, por exemplo, que uma consequência de beber o suco de beterraba é que a urina pode ficar rosa. É ressaltado, entretanto, que as descobertas ainda são preliminares para sugerir uma dieta baseada no consumo de suco de beterraba.

"O estudo mostra que, em comparação aos indivíduos com pressão arterial normal, menos nitrato é necessário para produzir a redução na pressão arterial. No entanto, ainda é incerto se este efeito é mantido em longo prazo", ressalta a autora do estudo e professora de farmacologia vascular na Faculdade de Medicina de Londres, Amrita Ahluwalia.

Fonte: Jornal Extra