voltar

Proposta de suspensão temporária de novas inscrições nos planos Sob Medida, de novas concessões de medicamento de uso contínuo e de órteses e próteses

 

Na visão da nova administração, a redução de despesas deve começar internamente, de maneira a evitar que os associados sejam afetados. Após os ajustes na estrutura da entidade, mencionados nos itens anteriores, a etapa seguinte foi analisar os produtos e benefícios oferecidos pela Capesesp. A partir de estudos individuais de cada caso, algumas medidas foram consideradas necessárias para acelerar a concretização da principal meta da atual gestão: equilibrar receitas e despesas e promover o equilíbrio da Capesesp.

Suspensão do Plano Sob Medida – Após o lançamento do produto em setembro do ano passado, verificou-se que a adesão de novos associados não foi a esperada, demonstrando que para os beneficiários é importante contar com uma rede credenciada de abrangência nacional (não apenas em regiões específicas) e com todos os demais benefícios agregados ao Capesaúde Nacional.

Por esta razão, está suspensa temporariamente a comercialização do produto, até que análises mais aprofundadas sejam concluídas e o plano aprimorado.

Suspensão de ingresso no Amuc – Grande parte dos benefícios abrangidos pelo programa de Auxílio Medicamento de Uso Contínuo (Amuc) já está contemplada no programa de Farmácia Popular da iniciativa governamental. Por este motivo, até que as regras do programa sejam revistas em estudos específicos, o ingresso de novos usuários no Amuc está suspenso, ficando garantida a continuidade da concessão para todos os já inscritos no programa. Vale lembrar que o programa de Farmácia Popular, do Governo Federal, concede medicamentos gratuitos para hipertensão arterial, diabetes e asma. O sistema é simples e de fácil acesso à população: basta se dirigir a uma das farmácias cadastradas em todo o país e apresentar documento de identidade, CPF e receita médica para receber o medicamento prescrito sem pagar nada.

Em breve, será iniciado um estudo para avaliar uma nova forma de coparticipação dos associados no custeio dos medicamentos, proporcionando uma redução do que se gasta hoje com este benefício, viabilizando a cobertura de novas doenças pelo programa.

Suspensão do Programa de Concessão de Órtese/Prótese – O benefício consisteno fornecimento único de órteses/próteses para os associados titulares que, comprovadamente, apresentem necessidade de sua utilização, decorrente de deficiência física, visual ou déficit auditivo. O benefício contempla os seguintes itens: cadeira de rodas, aparelho auditivo, prótese externa de membro (perna e braço) e prótese ocular. Para óculos e lentes de contato é feito o reembolso até um limite preestipulado.  

Trata-se de um benefício complementar, criado quando o Capesaúde apresentava adequado equilíbrio entre receitas e despesas, que não é o que ocorre hoje. Por isso, este benefício também está suspenso, até que o Capesaúde consiga restabelecer o equilíbrio. O objetivo é eliminar o gasto com estes materiais e, com isso, proporcionar, também a longo prazo, uma entidade mais forte e segura para seus associados, de modo que os recursos sejam utilizados para aliviar a situação do plano de saúde.