Voltando às aulas sem problemas
 

As férias chegam ao fim e, com o início do novo período letivo, horários e responsabilidades voltam a fazer parte do dia a dia das crianças. Para que o retorno às aulas seja tranquilo, a mãe deve se organizar com a participação do maior interessado nessa história: o filho. Especialistas recomendam que os pais deixem a criança participar do processo de preparação para a volta às aulas. Confira as dicas:


Deixe a criança participar da compra dos materiais novos
Além de ser importante ela gostar dos itens que usará e se familiarizar com os novos livros, esta é uma ótima chance para conversar sobre dinheiro. Se o que a criança escolher estiver fora das possibilidades da família ou for supérfluo, a mãe deve explicar isso com naturalidade e ajudá-la a encontrar alternativas.

Prepare o uniforme alguns dias antes
Novo ou usado, o uniforme precisa estar limpo e passado para o começo das aulas. Um ou dois dias antes, chame seu filho para conferir a quantidade de peças, ajudar a dobrá-las e decidir quando cada uma será usada. A lembrança da rotina escolar anima as crianças, que ficam ansiosas para rever os amigos e contar as novidades das férias.

Leve a criança à nova escola antes do início das aulas
É natural o aluno se sentir inseguro ao mudar de escola. Nesse caso, pais e instituição devem trabalhar juntos para deixá-lo à vontade. A  maioria dos colégios organiza um encontro para professores, alunos novos e seus pais antes do início das aulas. Se isto não for a realidade da escolha do seu filho, fale com a direção e agende uma visita para que a criança pelo menos conheça o ambiente.

Faça um quadro com os horários das atividades semanais
Pode ser um quadro negro, branco, de cortiça ou de metal. A mãe desenha uma tabela com os dias da semana e as horas e, com a participação do filho, anota a grade de aulas, as atividades extracurriculares e até os intervalos para descanso.


Antecipe a retomada dos horários de dormir e acordar
Alguns dias antes do início das aulas, coloque a criança para dormir mais cedo e a acorde no horário que será adotado no ano letivo – se ela voltar à escola sem o sono adequado, seu desempenho poderá ser prejudicado. Se possível, crie atividades que motivem a criança a permanecer desperta, mesmo sabendo que não tem aulas nesse período.

Promova uma reunião com os coleguinhas no fim das férias
Encontrar os colegas fora da escola é muito bom para a sociabilização. É bom que a mãe estimule a criança a convidar também aqueles com quem simpatize, mas não tenha tanta amizade. É uma oportunidade para mudar uma imagem, conhecer novas realidades.

Não pressione o aluno repetente
Embora a situação seja chata, deve ser enfrentada com atitude positiva. O aluno repetente perde os colegas e as referências. No início das aulas, a mãe deve transmitir confiança, acreditar que agora ele será capaz. Nada de frases como ‘Neste ano a responsabilidade é maior'. Reforço negativo é a última coisa de que a criança precisa.

Garanta que o responsável por buscar a criança não se atrase nos primeiros dias
A cabeça atarefada do adulto muitas vezes não se dá conta de que as crianças, principalmente as menores, podem ter medo de ser esquecidas na escola. Por isso, o responsável por buscá-las deve ter cuidado redobrado nos primeiros dias de aula e estar na porta assim que elas saírem. Avistar o adulto é muito importante. Sabendo que não serão deixados para trás, os pequenos se sentem seguros e amados.

Fonte: Portal IG