Direitos e Deveres Previdenciários em discussão

Informação e respostas às dúvidas. No dia 21 de novembro, foi realizada no auditório da OAB–RJ, a palestra "Direitos e Deveres Previdenciários- Abordagem panorâmica da rotina da Previdência Social" com informações sobre os Benefícios. Parte do Programa de Educação Financeira e Previdenciária da CAPESESP, o encontro reuniu 203 funcionários da entidade. 
 
Ministrado pela Coordenadora Regional do Programa de Educação Previdenciária da GEXRJC do INSS, Rosângela da Silva Terra, a ação foi realizada em dois turnos, manhã e tarde e prestou esclarecimentos sobre direitos, deveres e o futuro do trabalhador que vai se aposentar.
 
Após a explicação da Rosângela sobre a missão da Previdência Social, principais benefícios e suas especificidades, os funcionários puderam tirar dúvidas a respeito do tema. As principais questões giraram em torno da soma de tempo para aposentadoria em regimes trabalhistas diferentes, como CLT e estatutário, documentação necessária inclusive de empresas que faliram bem como a polêmica sobre o projeto que prevê a desaposentação.
 
Para a gerente da DBP, Geani Benites ações desse tipo são fundamentais para esclarecimento sobre o tema. "É uma oportunidade para que todas as dúvidas sobre o tema sejam tiradas e os funcionários tenham informações do próprio Ministério, uma vez que as leis se contextualizam ou sofrem alterações", destacou.      
 
Serviço gratuito
 
Devido às reformas nos sistemas públicos de seguridade social e mudanças recentes nos planos previdenciários, o entendimento sobre direitos e deveres é fundamental, mas quando o tema é previdência social, muitas são as questões. Que vantagens têm o trabalhador que contribui para o INSS? Quando devo começar recolher a contribuição? A partir de quando vou me aposentar? Essas são alguma das mais respondidas durante as palestras do PEP.
 
Recente pesquisa da Serasa Experian Educação Financeira do Consumidor mostra que 48% dos brasileiros declararam que não contribuem para INSS nem têm previdência privada e apenas 2% pagam plano complementar.
 
A iniciativa do PEP consiste em organizar palestras, seminários campanhas, fóruns e cursos sobre temas escolhidos pelos participantes. O serviço é gratuito para sindicatos, associações de moradores, cooperativas, igrejas, escolas e universidades. 
 
Um dos alvos do programa são as crianças. Há material específico para o público juvenil que é trabalhado nas palestras das escolas. Nele, o personagem Eugênio Sabido Filho apresenta aos pequenos e seus familiares a importância do sistema previdenciário na vida do cidadão. A cartilha motiva a participação com jogos, palavras-cruzadas e resolução de problemas.
 
O pedido para receber o PEP deve ser feito pelos e-mails gexrjc@inss.gov.br e pep.riodejaneirocentro@inss.gov.br. Os telefones (21) 2272-3496 e 2272-3494 também servem para agendar.
 
O PEP visa à ampliação do nível de cobertura previdenciária. A meta é alcançar até 2015 a marca de 77% da população.