ANS divulga resultados do IDSS 2023: CAPESESP apresenta bom desempenho | Confira o cronograma para pagamentos de benefícios em 2024
João Paulo dos Reis Neto
Diretor-Presidente da CAPESESP
João Paulo dos Reis Neto
Diretor-Presidente da CAPESESP
Nessa edição, a matéria de destaque aborda o resultado da Eleição CAPESESP 2024. A chapa “Experiência, Trabalho e Responsabilidade na Preparação da CAPESESP para a Próxima Década” foi eleita por aclamação para o mandato de 2024 a 2028. Em entrevista, falamos sobre as ações que resultaram na recuperação financeira da Entidade nos últimos anos, o aprimoramento dos serviços de assistência à saúde, bem como as propostas para a direção da Entidade nos próximos anos.
O Conexão 54 traz também um panorama sobre a Dengue no Brasil. Diante do alarmante número de 1 milhão de casos e 214 óbitos, até março de 2024, divulgados pelo Ministério da Saúde, fazemos um alerta quanto aos cuidados para combater o mosquito e se prevenir da doença.
Convidamos os nossos leitores a entrarem um pouco na rotina da Entidade, entendendo o treinamento interno promovido sobre a Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo (PPLD/FT). Além disso, reforçamos a importância do recadastramento anual para os beneficiários dos Planos de Benefícios Previdenciais dos Servidores da Funasa e dos Empregados da CAPESESP.
Tem mais: Disponibilizamos o Cronograma de Pagamentos de Benefícios referente à 2024, assim como a Declaração de Quitação Anual de Débitos e o Demonstrativo de Imposto de Renda. Veja na sessão de Curtas como acessar esses documentos.
Por fim, temos orgulho em anunciar o bom desempenho da CAPESESP nos indicadores avaliados pelo Índice de Desenvolvimento de Saúde Suplementar (IDSS) de 2023, promovida pela ANS, evidenciando nosso compromisso com a qualidade dos serviços oferecidos aos beneficiários.
Boa leitura!
O Conselho Deliberativo homologou, em 16/02/2024, a inscrição da chapa “Experiência, Trabalho e Responsabilidade na Preparação da CAPESESP para a Próxima Década”.
Considerando ter sido a única chapa inscrita para participar do pleito, após a homologação, o Conselho Deliberativo declarou a eleição por aclamação, dispensando o processo de votação.
Em continuidade ao seu mandato, o Diretor-Presidente, Dr. João Paulo dos Reis Neto, tem como objetivo dar sequência às estratégias bem-sucedidas que resultaram na recuperação da saúde financeira da Entidade. Além disso, pretende intensificar os investimentos nos projetos de assistência à saúde, os quais foram determinantes para a CAPESESP estar entre os planos de saúde mais bem avaliados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
A seguir, veja as principais conquistas dos dois mandatos anteriores e as propostas para o o período de 2024 a 2028.
Em agosto de 2016, após assumir a CAPESESP numa situação difícil de grande desequilíbrio econômico-financeiro, implantou um Programa de Saneamento Financeiro (PSF) para constituir as reservas técnicas exigidas pela ANS. Ao término do Programa, constatou-se que a Entidade atingiu os objetivos dos indicadores acompanhados mensalmente, solucionando, assim, os problemas econômico-financeiros de maior gravidade que colocavam em risco a manutenção do CAPESAÚDE.
Comprometidos com o incentivo à prevenção de doenças e à promoção da saúde, em especial do envelhecimento saudável, a CAPESESP ampliou o número de patologias atendidas no AMUC. Além disso, foi aprimorado o Programa Estar Bem, que concentra as iniciativas voltadas ao monitoramento da saúde dos associados, visando a diminuição da exposição a fatores de risco e a prevenção de doenças, segmentadas em linhas de cuidados específicos – Saúde da Mulher, Diabetes Mellitus e Saúde Bucal.
Com o objetivo de oferecer opções de assistência à saúde mais acessíveis para os associados, em 2019 foi lançado o CAPESAÚDE Perfil, um plano fundamentado no conceito de Atenção Primária à Saúde. Em 2022, seguindo a mesma diretriz, foram introduzidos na carteira os produtos Regulares de abrangência nacional, com opções para titulares, seus dependentes naturais e dependentes agregados.
As principais ações durante a pandemia visaram garantir o atendimento médico-hospitalar, presencialmente, mas também a distância por meio da implementação em curto prazo do serviço de telemedicina para os associados. Posteriormente, essa iniciativa foi ampliada por meio da parceria com mais uma plataforma de telessaúde. Os serviços incluem pronto atendimento com médicos 24 horas e consultas com especialistas por meio do site ou aplicativo.
Nos últimos anos de gestão, a CAPESESP se manteve na melhor faixa das avaliações periódicas da ANS, refletindo o compromisso contínuo da Entidade com a excelência no atendimento e assistência à saúde dos beneficiários
Ao longo dos 8 anos de gestão, foram conduzidos estudos e produções técnico-científicas para embasar o aprimoramento dos programas e benefícios disponibilizados aos associados. Em reconhecimento, diversos desses trabalhos foram premiados em eventos, tanto nacionais quanto internacionais, evidenciando a imagem institucional da CAPESESP no mercado.
Em entrevista para o Conexão, Dr. João Paulo fala sobre as propostas da Chapa para a direção da CAPESESP:
Antes de responder a essa pergunta, cabe lembrar que a CAPESESP atua e disponibiliza serviços em duas áreas muito importantes, a previdência (complementação de aposentadoria, pensão, pecúlio, etc.) e assistência (plano de saúde e outros benefícios). Na parte previdencial, nossa situação patrimonial é extremamente confortável, com fundos suficientes, provisões matemáticas constituídas e resultado técnico superavitário, ou seja, tudo em perfeita harmonia. Com relação à esfera assistencial, a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro é sempre um grande desafio. Gostaria de destacar alguns fatos que contribuem para esse cenário: o primeiro deles é o congelamento do valor do repasse patronal nos últimos sete anos. Isso tem levado os associados a arcarem praticamente sozinhos com todas as consequências da inflação da saúde, especialmente diante da ausência de reajustes salariais suficientes para fazer frente ao aumento das contribuições. Isso resultou na grande evasão de vidas no plano e no envelhecimento acelerado da população atendida. Com isso, as pessoas naturalmente precisam de mais e mais atendimentos, sobrecarregando o equilíbrio das contas. Contudo, a Diretoria Executiva e Conselhos estão atentos a essa situação e investindo cada vez mais em ações voltadas para manutenção da qualidade assistencial e racionalização das despesas administrativas.
Em face do exposto na pergunta anterior, continuaremos investindo nossos esforços em benefícios voltados principalmente para nossa maior parcela de associados, as pessoas com 60 anos ou mais. Claro que também de olho nos cuidados com a saúde daqueles mais jovens, para que tenham saúde não só hoje, mas também durante todo o processo natural de envelhecimento ativo e saudável.
A manutenção do equilíbrio econômico-financeiro assistencial obtida nos últimos anos é fundamental para continuidade da prestação de serviços. Ou seja, o nosso alicerce está feito. O momento será de consolidação e busca por alternativas inovadoras de assistência médico-hospitalar, sempre com o objetivo de ampliar o acesso a uma rede qualificada de atendimento.
O recurso financeiro para assistência à saúde vem de duas fontes exclusivas de receitas, a patronal e o desembolso dos titulares e seus beneficiários. Importante destacar que existe a perspectiva de reajuste do auxílio-saúde por parte do Governo atual, a partir de maio desse ano, o que irá aliviar a sobrecarga financeira imposta aos servidores públicos federais em função do congelamento da parcela patronal desde 2016. Além disso, estamos sempre buscando alternativas de novos planos ajustados ao perfil de nossos associados, o que pode levar à redução do custeio para muitas pessoas. Por isso é importante sempre entrar em contato com a nossa Central de Relacionamento antes de qualquer possibilidade de ofertas de planos mais baratos no mercado, muita das vezes verdadeiras armadilhas, arriscadas e irresponsáveis que podem deixar na mão o associado e seus familiares quando mais precisarem.
Também tivemos diversos avanços nos últimos anos na parte de benefícios previdenciais, como por exemplo, o Plano Multi Entes Federativos, onde o participante define o percentual de sua contribuição e o seu benefício futuro será estabelecido com base no saldo dos aportes efetuados durante todo o período. Em breve será disponibilizado um novo plano de previdência voltado para pessoas físicas vinculadas direta ou indiretamente à CAPESESP e aos Participantes ou Assistidos vinculados a outros planos administrados pela Entidade, bem como seus familiares até o terceiro grau ou por adoção. Essa é a oportunidade de formar uma reserva financeira para a realização dos seus objetivos, seja investir na aposentadoria, visando à construção de um futuro tranquilo, ou poupando para a realização de um sonho.
Com relação às despesas administrativas, é importante que todos os associados da CAPESESP saibam que existem normas que limitam esses gastos a 15% do total das receitas. Apesar dos custos envolvidos devido a nossa presença em diversas cidades de norte a sul, buscando atender da melhor forma possível nossos associados, sempre nos mantivemos abaixo dos limites desse dispositivo legal. De qualquer modo, estamos sempre em busca de soluções de menor custo administrativo voltadas para a automação dos processos, assim como novas alternativas de atendimento à distância que garantam agilidade e conforto para todos os que dependem dos nossos benefícios previdenciais e assistenciais.
A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses, que se caracterizam por serem causadas por vírus transmitidos por vetores. No Brasil, o vetor da dengue é a fêmea do mosquito Aedes aegypti. A transmissão ocorre pela picada do mosquito infectado com o vírus.
Todo indivíduo que apresentar febre alta de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações – dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde, a fim de obter tratamento. Outros sintomas podem ser falta de apetite, dor de cabeça, vermelhidão nos olhos, coceiras, manchas vermelhas na pele. A maioria das pessoas se recupera do quadro. No entanto, sinais de alarme podem estar presentes e marcar o início da piora no indivíduo, que são: dor abdominal (dor na barriga) intensa e contínua; vômitos persistentes; acúmulo de líquidos em cavidades corporais (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico); hipotensão postural e/ou lipotimia; letargia e/ou irritabilidade; sangramento de mucosa.
Diante do aumento do número de casos de dengue no Brasil, ressaltamos que o momento é de intensificar os cuidados e unir esforços para eliminar os focos do mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya. Essa é a principal forma de evitar a transmissão das doenças. Não deixar água parada e estar atento aos locais que podem se tornar criadouros do mosquito em casa é fundamental, já que cerca de 75% dos focos estão dentro dos domicílios brasileiros.
A principal medida é a eliminação dos criadouros do mosquito. Por isso a importância de receber os Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, que vão ajudar a encontrar e eliminar possíveis criadouros. Cuidados que devem ser tomados: manter a caixa d’água bem fechada; guardar pneus em locais cobertos; limpar bem as calhas de casa; amarrar sacos de lixo e não acumular entulho; esvaziar garrafas PET, potes e vasos; colocar areia nos vasos de planta.
Desde fevereiro está sendo disponibilizada a vacina pelo SUS nas regiões endêmicas para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalização por dengue. Posteriormente, a vacinação será expandida para outras idades e regiões.
Fonte: Ministério da Saúde
A CAPESESP destaca a importância do recadastramento anual para os beneficiários dos Planos de Benefícios Previdenciais dos Servidores da Funasa e dos Empregados da CAPESESP. Este procedimento segue o cronograma padrão, devendo ser realizado no mês de aniversário do beneficiário.
As diretrizes para o recadastramento permanecem inalteradas, e a documentação necessária pode ser encaminhada por e-mail aos Escritórios Regionais e Locais. É crucial que a assinatura no formulário seja autenticada por cartório. Alternativamente, a documentação pode ser entregue pessoalmente em uma das unidades de atendimento da CAPESESP. Fique atento às datas e cumpra com essa obrigação para garantir a continuidade dos benefícios previdenciais.
Para mais esclarecimentos, entre em contato pelos meios de atendimento abaixo:
Na mais recente iniciativa voltada ao aprimoramento dos padrões de governança corporativa, a CAPESESP reafirmou seu compromisso com a transparência e integridade ao conduzir um treinamento interno de grande relevância. Ministrado pela advogada Larissa Galdi, o evento focou na Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo (PLDFT).
Durante este treinamento, que proporcionou uma imersão nas complexidades da PLDFT, os empregados foram guiados através de perspectivas práticas e análises aprofundadas. Os destaques incluíram a aplicação prática na entidade, a abordagem de aspectos legais e éticos, além da percepção da relevância desse tema na cultura organizacional.
A CAPESESP reforça seu comprometimento contínuo com a qualidade e segurança em suas operações. O treinamento sobre PLDFT com a Dra. Larissa Galdi é apenas um dos passos no caminho constante de aprimoramento e aprofundamento nas melhores práticas de gestão.
O setor de planos de saúde no Brasil, com mais de 50 milhões de beneficiários em assistência médica e 31 milhões em assistência odontológica, desempenha um papel crucial na saúde da população. Para garantir a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vem consolidando o Programa de Qualificação de Operadoras (PQO).
O Programa busca estimular a qualidade setorial e reduzir a assimetria de informação nos planos de saúde. Um componente essencial é o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), que permite a comparação entre operadoras, incentivando a disseminação de informações e ampliando a concorrência baseada em valor.
O IDSS abrange indicadores fundamentais, como Garantia de Acesso (IDGA), Gestão de Processos e Regulação (IDGR), Qualidade em Atenção à Saúde (IDQS), Sustentabilidade no Mercado (IDSM) e o próprio Índice de Desempenho da Saúde Suplementar.
Recentemente, a ANS divulgou os resultados do IDSS 2023, referentes ao ano-base 2022 e a CAPESESP apresentou bom desempenho nos indicadores avaliados, evidenciando seu compromisso com a qualidade dos serviços oferecidos aos beneficiários.
A publicação feita pela ANS em 22/12/2023 pode ser visualizada clicando aqui. No nosso site estão disponíveis os resultados da CAPESESP, acesse clicando aqui.
Os cronogramas de pagamento de benefícios de Previdência e Assistência já estão disponíveis para consulta. Ao acessar (https://www.capesesp.com.br/cronogramas), você pode obter informações detalhadas sobre o período disponível para as solicitações e a respectiva data de crédito dos seguintes benefícios:
1) previdenciais: empréstimos, auxílio natalidade, complementação de aposentadorias e pensões, pecúlios previdencial e convencional e reserva de poupança; e
2) assistenciais: reembolsos de medicamento, livre-escolha e auxílio funeral.
Pelo site também é possível acompanhar o encaminhamento de solicitações. Basta acessar a área de atendimento virtual do beneficiário, seção “Outros”, e clicar em “Acompanhamento de solicitações e concessão de benefícios”.
A CAPESESP informa que a Declaração de Quitação Anual de Débitos e o Demonstrativo de Imposto de Renda estão disponíveis por meio digital no site da Entidade, em área restrita, protegida por número de matrícula e senha.