Informações importantes sobre a Direção Fiscal da ANS

No dia 07/05/2018, foi publicada no Diário Oficial da União, Resolução Operacional da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, instaurando novo Regime de Direção Fiscal, com o objetivo de acompanhar de perto o cumprimento do Programa de Saneamento Financeiro - PSF, apresentado pela CAPESESP à Agência em agosto de 2016. Com duração de 36 meses, o Programa está previsto para acabar em julho de 2019 e tem por objetivo principal recompor as reservas financeiras previstas na legislação para planos de saúde.

Importante destacar que a situação que levou ao referido Regime, em janeiro de 2016, ainda na gestão anterior, vem apresentando melhoras contínuas e gradativas, fato esse apontado em relatório de acompanhamento elaborado pela própria ANS. Tais resultados decorrem de mudanças estruturais, administrativas e de gestão implantadas pela atual Direção da CAPESESP, que foram realizadas nos últimos 18 meses visando recuperar o equilíbrio econômico-financeiro da operadora. Desse modo, gostaríamos de ressaltar que o objetivo principal dessa medida por parte da ANS é o de acompanhar a execução do PSF com vistas ao atendimento das metas estabelecidas.

Com relação às ações de promoção à saúde e prevenção de complicações das doenças que sempre pautaram a atuação da CAPESESP, estas seguem em curso normalmente. Além disso, continuamos empenhados no sentido de garantir assistência médico-hospitalar de qualidade às milhares de famílias que dela depende, com uma rede credenciada composta por mais de 7 mil profissionais, clínicas, hospitais e laboratórios em todo o Brasil.