Conheça como funcionam as autorizações prévias de procedimentos de saúde na CAPESESP

Para que o beneficiário realize um procedimento de saúde como tratamentos e cirurgias, é necessário que haja uma autorização prévia, na qual é feita uma avaliação da solicitação. O principal objetivo desse processo é garantir a segurança e saúde dos pacientes, evitando irregularidades, contraindicações e uso de materiais sem registro, garantindo a efetividade terapêutica dos diagnósticos e procedimentos.

Na CAPESESP uma equipe composta por médicos e enfermeiros é responsável pela avaliação e validação por critérios técnicos dos pedidos que chegam do prestador de serviço (clínicas, laboratórios e hospitais), assim como dos laudos, relatórios e histórico médico dos pacientes que necessitam do procedimento.

As internações de urgência e emergência são solicitadas diretamente pelo canal da central de relacionamento (0800 979 6191), em tempo real pelo médico plantonista, sendo analisada de pelo médico plantonista.

Processos de solicitação de autorização médica para cada caso:

  • Exames, pequenos procedimentos e cirurgias são solicitados pela clínica executante ou médico assistente no portal da CAPESESP (autorizador). 
  • Senhas de internações de urgência e emergência são solicitadas pela rede credenciada para o atendimento em hospital diretamente no 08009796191.
  • Quimioterapia venosa, radioterapia, exames e pequenos procedimentos; a clínica executante ou médico assistente deverá solicitar por meio do portal da CAPESESP (autorizador). Os procedimentos seriados e medicamentos especiais serão solicitados pelo médico assistente ou clínica, através do site da CAPESESP na aba do credenciado, opção terapêutica especial.
  • As solicitações de quimioterapia via oral (VO) são encaminhadas ao Escritório Regional ou Local. Para o primeiro pedido e nas mudanças de protocolo, é necessário o envio do formulário preenchido, assinado e carimbado pelo oncologista (com validade de até 90 dias), além do pedido médico/guia SADT, exames de imagem, histopatológico e imuno-histoquímica. Para renovação é necessário o formulário preenchido, assinado e carimbado pelo oncologista (com validade de até 90 dias), além do pedido médico/guia SADT.

A liberação respeita os prazos máximos estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). De acordo com o quadro abaixo, a autorização pode ser imediata ou levar até 21 dias úteis, dependendo do grau de complexidade do procedimento como se observa no quadro abaixo:

 

TIPO DE ATENDIMENTO PRAZO MÁXIMO DE ATENDIMENTO (em dias úteis)
Atendimento de urgência e emergência Imediato
Exames de análises clínicas 03 (três)
Consulta básica (pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia) e consulta odontológica 07 (sete)
Demais serviços de diagnóstico/terapia em regime ambulatorial e Consulta/Sessão com outras especialidades (fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta).  10 (dez)
Consulta nas demais especialidades médicas  14 (quatorze)
Procedimentos de alta complexidade (PAC) e Internação eletiva (agendada) 21 (vinte e um)
Consulta de retorno A critério do profissional responsável pelo atendimento