Cresce número de idosos em planos de autogestão

Um dos maiores desafios da saúde suplementar no Brasil é atender com qualidade a população crescente de idosos. Com 30 anos recém completados o CAPESAÚDE tem atualmente 56% de idosos entre os seus associados, número tem  maior que o padrão do setor.

A Pesquisa Nacional Saúde UNIDAS 2022, realizada junto as 56 filiadas à União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (UNIDAS), mostra que os beneficiários acima de 59 anos em 2017 eram 22,88%; em 2021, o número pulou para 25,60%, um aumento 11,98% que indica que os planos de saúde sem fins lucrativos têm, atualmente, a maior média de idade da saúde suplementar.

Ainda de acordo com levantamento da UNIDAS, houve um aumento de 101,8% no número de centenários dentro das autogestões no mesmo período, passando de 4,35 a cada 10 mil beneficiários, em 2017, para 8,78 em 2021.

É de grande importância o papel das autogestões em saúde na prestação de serviços aos idosos, devido à necessidade desse público, pois são os que mais precisam de assistência de qualidade, sobretudo, nessa fase da vida. Considerando o princípio básico do mutualismo, que rege os planos de saúde, há divisão dos custos por todos os beneficiários, isso se torna um desafio às autogestões em equilibrarem as despesas e receitas.

Além disso, as operadoras de planos de saúde nessa modalidade por concentrarem o maior número de idosos é o seguimento que mais cumpre o papel social de diminuir a sobrecarga do Sistema Único de Saúde (SUS), já que, sabidamente, idosos utilizam muito mais serviços médicos do que a população mais jovem.

"Por razões naturais, idosos utilizam os serviços de saúde com maior frequência que os jovens. Acompanhar o envelhecimento da população e assisti-la em todos os seus anseios, com medicina de qualidade, então, se torna um desafio constante que cumprimos sempre com muito esforço e dedicação", explica o Dr. João Paulo, Diretor-Presidente da CAPESESP.

Fonte:
Proporção de idosos em planos de autogestão atinge 25,60% - Medicina S/A (medicinasa.com.br)