Por que precisamos falar sobre o combate ao estresse?

Em 23 de setembro, é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Estresse, cujo objetivo é alertar a população sobre os sintomas e os hábitos ruins que podem causar esgotamento físico e mental. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 90% da população mundial sofre com este problema. 
 
No Brasil, a preocupação sobre o tema também é grande. Segundo um levantamento da Associação Internacional do Controle do Estresse (ISMA), somos o segundo país do mundo com o maior nível de estresse.
 
Este esgotamento é uma reação do organismo que acontece quando surge a necessidade de adaptação a um grande acontecimento em nossas vidas, a exemplo da pandemia por Covid-19. O excesso de notícias, a mudança de rotina, o distanciamento físico e as consequências econômicas relativas a esse novo cenário podem causar sentimentos e emoções negativas, como medo, tristeza, raiva e ansiedade.
 
Dar conta desses desafios pode não ser uma tarefa fácil para todos, por isso a busca por orientação profissional ainda é o melhor caminho. 
 
Caso precise de ajuda especializada, consulte o Disque Saúde (número de telefone 136) ou o Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece apoio emocional através do número de telefone 188.
 
Para ter a mente e o corpo saudáveis é preciso seguir algumas recomendações: manter uma alimentação variada e equilibrada, praticar atividade física regulamente, buscar hobbies e fazer atividades prazerosas.
 
Fontes: https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/depressao-ansiedade-e-estresse-aumentam-durante-a-pandemia/
https://www.paho.org/pt/brasil
https://www.who.int/eportuguese/countries/bra/pt/