A CAPESESP é uma entidade fechada de previdência complementar, sem fins lucrativos, que oferece benefícios aos servidores da FUNASA, aos empregados da CAPESESP e dos demais patrocinadores.

A rentabilidade dos investimentos é revertida integralmente para os planos que administra, diferenciando-a de instituições financeiras, como bancos e seguradoras, que possuem finalidade lucrativa.

A Entidade foi criada em 1958, com o objetivo de garantir o pagamento de um Pecúlio, como apoio financeiro, aos beneficiários na hipótese de falecimento do participante. Mais tarde, em 1985, implantou o seu Plano de Benefícios Previdenciais, com a finalidade de conceder uma renda complementar aos benefícios concedidos pelo INSS, assegurando a manutenção do rendimento semelhante ao recebido até o momento da aposentadoria.

Em 1991, com advento do RJU, passou a complementar as aposentadorias por invalidez e compulsória, quando concedidas de forma proporcional pelo Regime Jurídico Único. As pensões decorrentes dessas aposentadorias também terão suas complementações garantidas e, em decorrência do falecimento do participante, a Entidade assegurará ainda, um Pecúlio Previdencial aos seus beneficiários de pensão.

 

Atualmente, a CAPESESP conta com três planos Previdenciais, nos quais estão inscritos mais de 40 mil participantes:

Plano de Benefícios Previdenciais dos Servidores da FUNASA – CNPB: 1984.0002-92

Plano de Benefícios Previdenciais dos Empregados da CAPESESP – CNPB: 1984.0001-11

Plano de Pecúlios – CNPB: 1979.0055-83

 

Os planos estão estruturados na modalidade de Benefício Definido, ou seja, o participante conhece o benefício no momento de sua contratação e a contribuição para o plano é estabelecida com base nesse compromisso futuro. Além disso, possuem características de coletividade e solidariedade entre os participantes.

Os participantes dos Planos de Benefícios Previdenciais da FUNASA e da CAPESESP também terão acesso à carteira de empréstimos, com taxas de juros mais acessíveis que o mercado. Ademais, as contribuições para os Planos são dedutíveis do Imposto de Renda, o que poderá reduzir seu imposto a pagar ou até elevar o valor da restituição.

Nos links abaixo, podem ser acessados o Estatuto da Entidade e os Relatórios Anuais de Informações dos últimos cinco anos.

 Estatuto

Determina as normas de funcionamento da CAPESESP e de seus Órgãos Colegiados, bem como a formação e aplicação de  seu patrimônio e sua estrutura.

  Relatório Anual de Informações

O RAI apresenta as informações contábeis, de investimentos e sobre a gestão dos Planos. Inclui ainda Pareceres, Relatórios e as Manifestações dos Conselhos Fiscal e Deliberativo.

       
         
         

Caso seja Participante ou Assistido e queira obter informações adicionais,

entre em contato com um dos nossos canais de atendimento.

Para solicitar a reanálise de uma demanda já registrada nos canais de atendimento,

você pode acionar a Ouvidoria da CAPESESP pelo formulário disponível em nosso site ou

pelo Canal de Voz (21) 3906-3533, que funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 16h.