Informe CAPESESP

Edição 47

Outubro de 2023

Estratégias de reestruturação da CAPESESP

Há 65 anos a CAPESESP tem se destacado na prestação de serviços de previdência complementar e de assistência à saúde suplementar aos servidores públicos. No entanto, a exemplo de muitas empresas, enfrenta desafios decorrentes do cenário econômico.

Neste contexto, visando garantir a continuidade de seu compromisso com os beneficiários, a Diretoria Executiva estabeleceu estratégias de reestruturação e redução de despesas, as quais envolveu uma análise detalhada das demandas internas, logística e identificação de despesas que poderiam ser contidas, sem comprometer a qualidade dos serviços prestados aos beneficiários.

Dentre as ações realizadas, destaca-se o redimensionamento das equipes nos Níveis Central e Regional, que implicou em diminuição das despesas com pessoal e encargo. Essa medida foi efetivada a partir das análises das demandas específicas de cada área, visando manter a eficiência operacional e a capacidade de atendimento, mesmo com um quadro de empregados mais enxuto.

Além disso, outras ações foram realizadas, como a renegociação dos contratos com fornecedores, para revisão dos valores dos serviços prestados e a utilização de espaços coworking, para o desenvolvimento das atividades da Entidade em alguns Estados, o que resultou em relevantes economias relacionadas a aluguéis e à manutenção da estrutura de um modo geral.

Alguns escritórios regionais tiveram a gestão centralizada, conforme demonstrado no mapa ao lado.

Todas as ações citadas e outras que se encontram em avaliação, são estritamente necessárias para a perenidade da Entidade e continuidade dos serviços previdenciais e assistenciais oferecidos. 

Concluída a avaliação de desempenho intermediária.

Com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento dos empregados e possibilitar momentos de feedback, a CAPESESP realizou, de 3 de julho a 31 de agosto de 2023, a avaliação de 90° (graus), também conhecida como avaliação intermediária de desempenho. Nessa etapa, a chefia imediata analisa os seguintes fatores:

1) Análise geral sobre o desempenho do empregado, no qual o gestor avalia junto ao empregado o seu nível de comprometimento com a Entidade, a qualidade das entregas, o cumprimento dos prazos, se apresenta sugestões de melhorias para a unidade de trabalho, comportamento institucional e foco nos resultados;

2) Pontualidade/Assiduidade, fator que avalia se o empregado se apresenta de forma regular e dentro do seu horário de trabalho, cumpre a sua carga horária diária, com registros das marcações (entrada/saída), e obedece aos intervalos definidos (almoço/lanche).

Embora não resulte em pontuação para promoções, essa avaliação viabiliza o diálogo entre a chefia e o subordinado em relação aos dois fatores elencados, permitindo a identificação de possíveis ajustes de condutas, processos e orientações.

Ao todo, foram avaliados 210 empregados. O gráfico abaixo apresenta a distribuição dos resultados com base nas cinco opções de resposta: não atende; atende com esforço; atende no padrão; atende com diferencial; e atende superando as expectativas.

 

Desempenho Geral do Empregado

Loading..........

The Data is Not Available

No Data Found

Produtividade no Trabalho

Loading..........

The Data is Not Available

No Data Found

Cultivar uma imagem profissional positiva é importante para sua carreira

O cenário corporativo demanda que os indivíduos combinem, conhecimento, experiência e resultados em seu cotidiano. Esses elementos fazem parte da construção da imagem profissional, que representa a percepção que seus colegas, superiores e o público externo têm a seu respeito.  Nesse processo, não só as suas habilidades e personalidade se destacam, mas também o modo como você se porta, seja com por atitudes ou até mesmo pela vestimenta. 

A criação e manutenção dessa reputação são essenciais para alcançar seus objetivos na carreira. Seu histórico e sua conduta são responsáveis pela credibilidade que você oferece e podem ser fatores determinantes para sua trajetória profissional.

Veja algumas dicas:

A imagem pessoal está diretamente ligada à profissional. É importante cuidar da aparência, sempre com vestuário adequado à função exercida e ao ambiente de trabalho.

Cumprir horários de chegada e saída, além de não atrasar para reuniões, mostra comprometimento com outros profissionais e com as regras da Entidade. 

Ter uma comunicação não-violenta e saber ouvir diferentes pontos de vista, contribuem para um trabalho mais consistente e plural. 

Conselho deliberativo aprova revisão anual no custeio do CAPESAÚDE empresarial

Após análise do custo atuarial dos produtos com aniversário em novembro, o Conselho Deliberativo aprovou a revisão anual do custeio do CAPESAÚDE EMPRESARIAL de forma particularizada, visando manter o equilíbrio econômico-financeiro individualizado de cada produto.

Aprovado o reajuste das contribuições relativas aos produtos que têm data-base
de correção em novembro, nos percentuais a seguir: 

Respeitando o Acordo Coletivo

É importante destacar que o ajuste afetará não apenas as contribuições, mas também o ressarcimento concedido aos empregados titulares, conforme Acordo Coletivo de Trabalho vigente. 

Garantindo a Sustentabilidade Financeira

A revisão anual no custeio do CAPESAÚDE EMPRESARIAL tem como objetivo principal garantir a sustentabilidade financeira do plano nos próximos meses. Essa medida é fundamental para assegurar a qualidade e a continuidade dos serviços de saúde oferecidos aos empregados. 

A CAPESESP reitera seu compromisso em oferecer assistência médica aos seus empregados e em tomar medidas responsáveis para manter o equilíbrio financeiro do CAPESAÚDE EMPRESARIAL. A revisão anual no custeio, embora traga ajustes nas contribuições, visa assegurar que o plano continue a atender às necessidades de saúde de todos os beneficiários.

Giro pelas regionais: veja os eventos promovidos pelos escritórios regionais

Em comemoração ao aniversário do Ministério da Saúde, que ocorreu em 25 de julho, a equipe do Escritório Regional do Maranhão marcou presença em uma feira de doação de sangue organizada pelo próprio órgão. Este evento reuniu aproximadamente 130 servidores em um gesto solidário. Durante a feira, a CAPESESP ofereceu serviços de aferição de pressão arterial, medição de glicemia e sessões de massoterapia, graças à parceria com o prestador Bem Família. Além das atividades voltadas para a promoção da saúde, a equipe teve a oportunidade de apresentar os produtos assistenciais disponíveis e prestar atendimentos aos beneficiários.

No Amapá, também ocorreram celebrações em alusão a essa data especial, e a CAPESESP esteve presente para contribuir com a ocasião. No evento realizado no órgão local, participaram 23 servidores e 5 terceirizados, totalizando um público de 28 pessoas. Durante o evento, foram oferecidos serviços de aferição da pressão arterial, fornecidos pelo prestador MrScienciLab, bem como sessões de Ventosaterapia, Quiropraxia, Liberação Miofascial, Dry-needling (agulhamento a seco) e Eletroterapia, todos viabilizados pela Universidade Paulistana. A CAPESESP também organizou um sorteio de brindes em parceria com o prestador Secco e Jung, adicionando um toque de entusiasmo ao evento. 

No dia 20 de setembro a equipe do Escritório Regional do Distrito Federal promoveu uma feira de cuidados no Ministério da Saúde. O evento contou com o atendimento da Capesesp para tirar dúvidas sobre planos assistências e auxiliar os associados em suas demandas. Além disso, por meio da parceria com a Clínica Salutá e Óticas Diniz, foram oferecidos serviços de atendimento nutricional, exame de bioimpedancia, medicina oriental (acupuntura/ventosa), aferição de pressão, oximetria e glicemia e pré exame de visão. 

Todas essas ações, juntamente com diversas outras já realizadas, têm como objetivo central o acolhimento e cuidado dos beneficiários do CAPESAÚDE nas regiões do Brasil.

Portal do conhecimento completa 5 anos

Em 19 de setembro de 2018, a CAPESESP lançava o Portal do Conhecimento com o objetivo de oferecer a seus empregados uma fonte centralizada de treinamentos, capacitações, cursos e outras ferramentas que auxiliam no conhecimento e padronização das práticas e rotinas de trabalho. 

O formato do Portal é baseado em trilhas do conhecimento que são classificadas em cinco pilares: Institucional; Negócios; Comportamental; Técnico; e Liderança. A partir do ingresso na Entidade, o empregado é estimulado a buscar informações e desenvolvimento profissional por meio dos materiais de qualificação disponibilizados. 

Desde então, essa plataforma é uma história de sucesso, pois vem desempenhando um papel fundamental na formação dos empregados, com conteúdo também disponibilizados para os Conselhos Deliberativo e Fiscal da CAPESESP. 

Veja os principais recursos e seus benefícios:

Cursos e Treinamentos Online:

Uma vasta gama de cursos online foi disponibilizada aos empregados, abrangendo desde tópicos de saúde e bem-estar até habilidades profissionais e desenvolvimento pessoal.

Repositório de materiais didáticos e de apoio, além de documentos complementares, facilitando a consulta de informações institucionais. 

Acervo de gravações de palestras e eventos internos, proporcionando aos usuários a oportunidade de revisitar e aprofundar seu conhecimento em diversos temas.

Conteúdos sobre atitudes saudáveis que envolvem, alimentação, exercício físico, controle de enfermidades e saúde mental. 

“A grande vantagem deste sistema é o treinamento simultâneo, uniforme e a qualquer tempo, possibilitando ao profissional da CAPESESP uma capacitação que, além de conhecimento, proporciona o enriquecimento de seu currículo.”
Patrícia Novoa
Gerente da DRH, área responsável pela administração do Portal do Conhecimento.

Para conhecer mais outros treinamentos, acesse o catálogo e mande a sua inscrição para treinamento@capesesp.com.br

ASCAP

Que tal desfrutar de uma experiência cinematográfica sem custos? Ou quem sabe vivenciar um show na área VIP? Ou quem sabe, finalmente, visitar aquele ponto turístico icônico em sua cidade que sempre esteve na sua lista de desejos? Graças aos sorteios recentemente realizados pela Associação dos Funcionários da CAPESESP, seus membros tiveram a oportunidade de fazer exatamente isso. 

O propósito dessas iniciativas é enriquecer a cultura, garantindo momentos de lazer para os associados.

Vamos conhecer os vencedores sortudos:

Katia Flauzina Lopes (DAC):

Essa associada foi agraciada com um par de ingressos para uma sessão de cinema à sua escolha, e esse sorteio contou com a participação de nada menos que 140 associados. Uma oportunidade imperdível para desfrutar da sétima arte no cinema.

Leandro teve a sorte de ganhar um par de ingressos para a área VIP do prestigiado TIM MUSIC Festival, que ocorreu no dia 28 de maio de 2023. O evento contou com performances do Baiana System e Liniker. 

foi contemplado com um par de ingressos para uma atração turística à sua escolha.  O escolhido foi o Cristo Redentor, o ponto turístico mais emblemático da nossa região. Uma oportunidade única para apreciar a beleza da cidade do Rio de Janeiro.

Além dessas atividades, não podemos esquecer da tão aguardada festa de fim de ano, do Nível Central e ER/RJ, que está em processo de organização e já tem local definido. 

Este ano o evento será realizado no Espaço Costa Hall, uma casa de festas sofisticada, versátil, com a disposição de dois ambientes para nossa confraternização, e vista deslumbrante para a Baía de Guanabara. 

Os associados poderão desfrutar de uma decoração especial e elegante, que certamente contribuirá para o clima festivo, além de uma deliciosa seleção de pratos e bebidas para agradar a todos os gostos.

A festa de fim de ano é uma oportunidade única para todos nós, associados da ASCAP, nos reunirmos, compartilharmos histórias e celebrarmos as conquistas do ano que está terminando. 

A ASCAP conta com a presença de todos para tornar esse momento ainda mais especial. Marquem a data em suas agendas 08/12/2023 e fiquem atentos às próximas informações sobre horários e detalhes da programação.

Classificados

Joyce Angelica Lemos Monteiro (DAC)

(21) 98131-3351

Consultora de beleza das marcas Avon, Natura, Demillus e Boticário.

Se você tem interesse em divulgar produtos e serviços, envie o material para o e-mail
acs@capesesp.com.br e o seu anúncio será inserido nas próximas edições.

Receba informações sobre os serviços da CAPESESP no seu WhatsApp.

Adicione o número (21) 99120-8959 aos seus contatos e envie uma mensagem com a palavra “SIM”.

 

Conheça nossas redes sociais!

Até a próxima edição!

Redação:
Luiza Mello

Projeto Gráfico:
Lucas Guimarães

Estagiária
Monique Ximenes

Fotos:
CAPESESP / Freepik.com

Pular para o conteúdo