A campanha de vacinação contra a gripe vai de 23 de abril a 1º de junho de 2018

A campanha nacional de vacinação contra a gripe iniciará na segunda-feira, dia 23 de abril. A meta do governo é imunizar 54,4 milhões de pessoas até 1º de junho.

Podem se vacinar gratuitamente em postos de saúde idosos, gestantes, crianças de seis meses a cinco anos, trabalhadores da área de saúde, professores das redes pública e privada, indígenas, pessoas privadas de liberdade (incluindo adolescentes cumprindo medidas socioeducativas), profissionais do sistema prisional e portadores de doenças que aumentam o risco de complicações em decorrência da influenza.

A vacina que será distribuída na rede pública é a trivalente, que protege contra três tipos de vírus: o Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2 e influenza B.

O Ministério da Saúde confirmou que no dia 12 de maio ocorrerá a mobilização nacional, com 65 mil postos de vacinação do país em funcionamento. Segundo o Ministro da Saúde Gilberto Occhi, o objetivo é distribuir 100% das doses para todo o público-alvo e, se eventualmente houver uma sobra de vacina, imunizar outras pessoas.

Para pessoas com alergia severa ao ovo, a vacina está contraindicada.

Fonte: G1