A importância da vacinação no enfrentamento da pandemia por Covid-19

Após um ano da disseminação do coronavírus no mundo, as vacinas começaram a ser aplicadas na população e os números referentes à vacinação demonstram que a quantidade de casos e de óbitos em idosos diminuem com o avanço da imunização. Desde 1881, quando os imunizantes começaram a ser produzidos em massa, reduziram inúmeras doenças como poliomielite, sarampo, catapora, tétano, caxumba, entre outras.
 
As vacinas para Covid-19 previnem contra os casos mais graves da doença, aqueles que exigem internações em leitos clínicos e de UTI. Ou seja, caso seja contraída, provavelmente se manifestará de forma leve, sem complicações, após a criação de resposta imune – o tempo necessário pode variar de acordo com a faixa etária e o próprio sistema imunológico do indivíduo. Além de proteger as pessoas, a imunização contribui sensivelmente para desafogar os sistemas de saúde do país que, atualmente, estão operando além do limite.
 
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro definitivo de duas vacinas e outras duas para uso emergencial. Clique aqui e veja quais são.