A importância da vacinação no período de férias

As condições climáticas do verão favorecem a incidência de algumas doenças, tais como sarampo, hepatites A e B e a febre amarela. Por isso, o Ministério da Saúde alerta os viajantes sobre a importância da imunização, que deve ser feita pelo menos 10 dias antes da viagem, seguindo as orientações do Calendário Nacional de Vacinação. 
 
Na seção Saúde do Viajante, disponível no site do Ministério, o viajante tem acesso a informações, dicas e orientações que irão ajudá-lo a cuidar da saúde e, assim, garantir uma viagem tranquila. 
 
Uma das doenças de maior risco de transmissão no verão é a febre amarela, cuja vacina é ofertada gratuitamente no Calendário Nacional de Vacinação. Atualmente, mais de 4 mil municípios são considerados áreas com recomendação de imunização, mas a boa notícia é que apenas uma dose é suficiente para a proteção por toda a vida.
 
Outra vacina importante para quem for viajar é a contra o sarampo. Isso porque o Brasil enfrenta dois surtos da doença: no Amazonas, com 9.724 casos confirmados, e em Roraima, com 349. Há registros, também, em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Bahia, Pernambuco, Pará, Distrito Federal e Sergipe.
 
Para os turistas que necessitam de medicação contínua, a orientação é que não esqueçam a prescrição médica e que calculem antecipadamente a quantidade de remédio que deverá ser levada para a viagem. 
 
Além disso, o Ministério da Saúde recomenda o uso de repelentes como medida de proteção para quem não pode se imunizar, como as gestantes, que não têm indicação para vacina contra a febre amarela.
 
Fonte: Agência Brasil / Ministério da Saúde