Agosto Dourado - Mês do aleitamento materno

Este mês é celebrado o Agosto Dourado. São 31 dias dedicados à conscientização da importância do aleitamento materno, considerado a estratégia mais efetiva de combate à morbimortalidade infantil.
 
Estudos indicam que o leite humano é capaz de reduzir em até 13% as mortes evitáveis até os 5 anos de vida, visto que a sua composição atende todas as necessidades dos seres humanos para prover o crescimento e a imunidade dos bebês, além de combater as infecções infantis, desenvolver o cérebro e aumentar a resistência a doenças crônicas, como por exemplo asma, alergias e diabetes, contribuindo também com o vínculo entre mãe e filho.
 
Este ano a campanha Agosto Dourado traz o título "Proteger a Amamentação: Uma Responsabilidade de Todos" e tem como foco a importância da atuação em prol do aleitamento materno e da garantia da segurança alimentar, da saúde e do bem-estar de recém-nascidos e crianças.
 
Fontes: Fio Cruz, RBLH (www.rblh.fiocruz.br) e Planalto (https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13435.htm)