Aumento de casos de doenças respiratórias alerta para cuidados redobrados com a saúde

Com a aproximação do inverno, a temperatura tende a ficar mais baixa e, por isso, os cuidados devem ser redobrados com doenças respiratórias. Isso porque o clima frio é favorável à sobrevivência dos vírus. Além disso, os ambientes costumam ficar mais fechados, com menos circulação de ar, o que facilita a propagação de gotículas contaminadas.

O aumento de novos casos de Covid-19 e Gripe em grandes cidades brasileiras alerta para a necessidade da volta do uso de máscaras, principalmente em lugares com aglomeração e para a importância do preenchimento do esquema vacinal. Dessa forma, tomando as devidas precauções, é possível evitar que novos surtos surjam no país.

É preciso lembrar que os imunizantes diminuem o risco de adoecimento grave e a máscara entra como medida preventiva de contágio ou para evitar que outras pessoas sejam contaminadas por você. Por isso, é importante a proteção em todas as ocasiões, principalmente nesse período. Outras medidas também podem ajudar nesse momento, como manter os ambientes ventilados, intensificar as medidas de higienização das mãos e vestir-se adequadamente para proteger a imunidade.

Veja o comparativo de sintomas entre doenças respiratórias:

https://www.unasus.gov.br/especial/covid19/imagem/13

Fontes:
CNN Brasil
Uninter