Burnout - sinais e formas de prevenção da síndrome causada pelo esgotamento no trabalho

Burnout é uma palavra inglesa utilizada para se referir a algo que deixou de funcionar por exaustão. É um problema que atinge profissionais de diversas áreas, principalmente quando são submetidos a situações de mudanças emocionais. 
 
A Síndrome de Burnout (SB) assume uma concepção multidimensional, cuja manifestação se caracteriza por esgotamento emocional, redução da realização pessoal no trabalho e despersonalização do profissional.
 
Prevenção
 

Para prevenir a síndrome, recomenda-se incorporar momentos de pausa à rotina diária. 

Confira algumas dicas essenciais: 
 
1) Relaxar
Relaxe com práticas simples que reduzem os níveis de cortisol, como respiração diafragmática, automassagem, ioga, relaxamento profundo e meditação.
 
2) Dormir bem
O organismo precisa do hormônio do crescimento e da melatonina, secretados à noite, durante o sono – parte da "farmacopeia interna" que cria resistência ao estresse.
 
3) Conectar-se
É necessário evitar o isolamento. Cultivar laços de amizade e afeto, bem como contatos humanos de simpatia e de carinho, estimulam a bioquímica, que age como um antídoto natural contra o excesso de cortisol. O mais importante é abrir o coração para o amor.