Campanha Dezembro Laranja alerta para o câncer de pele

O câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Por esse motivo, anualmente a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove a campanha “Dezembro Laranja”, por meio da qual a população é alertada sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
 
“A exposição excessiva e sem proteção ao sol é o principal fator de risco do câncer de pele, que pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida; como uma pápula ou nódulo avermelhado, cor da pele e perolado (brilhoso); ou como uma ferida que não cicatriza. Quando descoberto no início, as chances de cura chegam a 90%”, explica a Coordenadora do Departamento de Oncologia Cutânea da SBD, Jade Cury Martins.
 
Evitar a exposição excessiva ao sol e proteger a pele dos efeitos da radiação UV são as melhores estratégias para prevenir os tumores cutâneos.
 
Confira algumas dicas:
 
  • Utilizar chapéus, camisetas, óculos escuros e protetores solares.
  • Evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10h e 16 h.
  • Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.
  • Usar filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou de diversão. Utilizar um produto que proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo.  Reaplicar o produto a cada duas horas ou menos, nas atividades de lazer ao ar livre. Ao utilizar o produto no dia a dia, aplicar uma boa quantidade pela manhã e reaplicar antes de sair para o almoço.
  • Observar regularmente a própria pele para identificar pintas ou manchas suspeitas.
  • Manter bebês e crianças protegidos do sol (filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses).
  • Consultar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo.
 
Para mais informações, acesse o site da campanha Dezembro Laranja
 
Fonte: Instituto Nacional do Câncer e Sociedade Brasileira de Dermatologia