Campanha Fevereiro Roxo alerta para as doenças Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheimer

As doenças Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheimer são incuráveis, mas podem ser tratadas com acompanhamento médico. Por isso, no segundo mês do ano, as instituições de saúde apoiam a campanha Fevereiro Roxo, que visa conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e correto dessas patologias.
 
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, Lúpus é uma doença rara autoimune, ou seja, o sistema imunológico reage contra as células da própria pessoa, causando danos internos (rins, pulmões, coração, cérebro e articulações) ou somente na pele. Para o diagnóstico, tanto cutâneo quanto sistêmico, são necessários o quadro clínico característico, identificado pelo médico, e exames laboratoriais, como uma biópsia de pele e/ou a detecção de autoanticorpos específicos no exame de sangue.
 
Fibromialgia, por sua vez, é uma síndrome crônica que provoca dor generalizada e não tem causa definida, sendo uma das patologias reumatológicas mais frequentes. No Brasil, estima-se que 2,5% da população conviva com a doença, sendo que 90% dos afetados são mulheres. Mundialmente, ela atinge de 2% e 4% das pessoas, entre 30 e 55 anos. Outras agravantes da síndrome são depressão ou ansiedade, que atinge entre 30% e 50% dos pacientes.
 
Já o Mal de Alzheimer é uma doença degenerativa, que se apresenta como demência ou perda de funções cognitivas, como memória, orientação, atenção e linguagem. A maioria das pessoas acometidas desse mal está em idade mais avançada, geralmente a partir dos 70 anos. Porém, nos casos familiares, considera-se que a doença possa afetar pessoas entre 45 e 55 anos.
 
A CAPESESP está abordando o tema nas redes sociais, com mais informações sobre as doenças e os seus respectivos sintomas.
 
Fontes: Ministério da Saúde, Revista Brasileira de Reumatologia e Diário de Pernambuco