Câncer - controle dos fatores de risco diminui a ocorrência da doença

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), as Doenças Crônicas não Transmissíveis constituem um problema de saúde pública responsável por 72% das mortes no Brasil. Dentre elas, destaca-se o câncer, que ocupa o segundo lugar em mortalidade no país. 
 
Para a maioria das pessoas, a doença é sinônimo de sofrimento e morte, no entanto cerca de um terço dos casos pode ser evitado por meio do controle dos fatores de risco determinantes de sua ocorrência, segundo dados do MS.
 
Um estudo da CAPESESP, divulgado por Dirigentes da Entidade no Congresso da UNIDAS, comprovou a associação do tabagismo com câncer de pulmão, laringe e esôfago; da obesidade com câncer de ovário; e do etilismo com câncer de mama feminina. 
 
O conhecimento das características epidemiológicas dos beneficiários do Plano oferece informações que contribuem para a gestão da saúde em oncologia, assim como para a elaboração de campanhas de prevenção e rastreamento de neoplasias. 
 
Na CAPESESP, o Programa de Prevenção ao Câncer de Mama, desenvolvido desde 2011, visa o rastreamento e detecção do câncer de mama por meio do incentivo à mamografia. Atualmente, o exame é a maneira mais eficaz de diagnosticar precocemente a doença, aumentando consideravelmente as chances de cura.
 
Além de isentar a coparticipação financeira de mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos, a Entidade conta com uma equipe médica responsável por receber os laudos e, de acordo com os resultados, acompanhar a situação junto ao médico assistente, não substituindo o exame físico e as consultas presenciais, para controle e definição da periodicidade dos exames e das ações a serem tomadas.
 
Prevenção 
 
A prevenção do câncer engloba ações para reduzir os riscos de ter a doença, tais como:
 
Não fumar;
Alimentar-se de forma saudável, priorizando frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas;
Manter o peso corporal adequado;
Praticar atividades físicas;
Realizar exames preventivos (mulheres a partir de 20 anos);
Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, o consumo de carne processada e a exposição ao sol entre 10h e 16h.
 
Fonte: Ministério da Saúde / Instituto Nacional do Câncer / Estudo de caso-controle sobre fatores de risco para o câncer com dados do inquérito epidemiológico (CAPESESP)