Capesesp apresenta novo Programa de Saneamento Financeiro (PSF) para concluir a constituição das reservas financeiras exigidas pela ANS

Conforme divulgado anteriormente, o resultado do primeiro Programa de Saneamento Financeiro (PSF), implantado em agosto de 2016 para constituir as reservas técnicas exigidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), demonstrou que a Capesesp evoluiu positivamente ao atingir os objetivos de quatro dos cinco indicadores acompanhados mensalmente. 
 
Portanto, em continuidade ao projeto e a fim de cumprir o último requisito (margem de solvência), considerado desconformidade de baixo risco, nesta segunda-feira (30/9) a Entidade apresentou à agência reguladora um novo Programa, com mesmo tempo de duração do primeiro (36 meses), que prevê a redução dos custos administrativos e assistenciais, assim como a aplicação de reajustes anuais de acordo com o percentual indicado no cálculo atuarial da época. Ao contrário do anterior, o PSF não prevê o aporte financeiro mensal, no entanto, se preciso, futuramente poderá ser estipulado um eventual adicional de custeio. 
 
É importante destacar que a necessidade desses ajustes pode ser minimizada mediante a concretização de alguns fatores, tais como a revisão do repasse patronal no custeio à saúde, o recebimento de indenizações, por parte da Capesesp, proveniente de ações judiciais em curso e, ainda, a aprovação da resolução normativa da ANS a qual deve possibilitar a redução do valor atualmente provisionado para a margem de solvência, portanto, da principal necessidade que resulta no novo Programa.
 
O restabelecimento do equilíbrio financeiro exige alguns sacrifícios, contudo a Capesesp tem se esforçado para flexibilizar o acesso à saúde. Por esse motivo, em busca de alternativas para assistência com menor custo, a Entidade lançou o CAPESAÚDE Perfil em municípios onde a viabilidade foi comprovada por meio de estudos técnicos.
 
A redução dos custos administrativos e as revisões de contratos e negociações com a rede credenciada não interferirão no atendimento e na qualidade dos serviços prestados, os quais estão seguramente garantidos.
 
Em caso de dúvidas, a Capesesp está à disposição para esclarecimentos por meio dos canais de atendimento abaixo: 
 
•          Fale com a CAPESESP;
•          Chat (de segunda a sexta, das 8h às 17h);
•          Central de Relacionamento com os Associados que funciona 24 horas por dia, 7 dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados: 0800 979 6191