Combate ao Aedes Aegypti - a importância de vistoriar as casas antes das viagens de final de ano

Durante as férias de final de ano, muitas famílias aproveitam o tempo livre para viajar e as casas ficam fechadas por mais tempo. Descansar faz bem para a saúde física e mental, mas, antes de iniciar o passeio, é necessário tomar alguns cuidados para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
 
O coordenador do Programa Nacional de Controle da Malária, Dengue, Zika e Chikungunya do Ministério da Saúde, Divino Valero, explica que os cuidados preventivos ao deixar a casa fechada são simples e podem evitar as graves consequências associadas às doenças transmitidas pelo Aedes. "É recomendável que se olhe o ambiente interno e externo em busca de tudo que possa acumular água. É simples, mas ajuda muito na prevenção", alerta o especialista em Saúde Pública.
 
Como fazer uma vistoria em casa antes de viajar:
 
* No ambiente externo
 
- Procure descartar todos os objetos que possam acumular água, inclusive os menores, tais como folhas secas e tampinhas de garrafas. 
- Verifique se as caixas d'água estão limpas e bem fechadas. 
- Remova galhos e folhas de calhas. 
- Encha pratinhos de vasos com areia até a borda. 
- Tampe todos os ralos externos. 
- Descarte todo o lixo antes de viajar. 
- Mantenha piscinas devidamente tratadas e tampadas.
 
* No ambiente interno
 
- Verifique todos os pontos de água para ter certeza que não existe nada entupido e que possa acumular água durante a viagem. 
- Tampe todos os ralos e vasos sanitários da casa. 
- Não deixe nenhum recipiente com água antes de sair de viagem, como: copos, garrafas, bebedouros de animais sem uso, entre outros.
 
Fonte: Ministério da Saúde