Comemoração do Dia Mundial de Luta contra a Aids completa 30 anos

Há 30 anos, a Assembleia Geral da ONU e a Organização Mundial de Saúde instituíram 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids. O objetivo da campanha é reforçar a importância do diagnóstico precoce, o que aumenta a qualidade de vida do soropositivo.
 
Para marcar a data e relembrar as lutas e as conquistas referentes à doença, este ano o Ministério da Saúde realizou uma campanha online para cobrir a Esplanada dos Ministérios da Saúde com um imenso mosaico formado por colchas de retalhos (quilt em Inglês). Essa era uma prática da década de 80 para lembrar as vítimas da Aids.
 
Por meio de uma plataforma interativa, os internautas enviaram mensagens que foram impressas em tecidos para formar o mosaico. "Algumas pessoas lutaram muito, mas se foram rapidamente, sem terem conhecido as opções de tratamento e de prevenção que temos hoje. É preciso homenagear esses, mas também aqueles que resistiram ao vírus e se tornaram ativistas ou protagonistas nessa história, fazendo com que a resposta brasileira fosse exemplo para o mundo", destacou Adele Benzaken, Diretora do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV). 
 
Estatísticas
 
O novo relatório do UNAIDS mostra que os esforços intensificados em testagem e tratamento do HIV estão alcançando mais pessoas que vivem com o vírus. Em 2017, três quartos das pessoas que vivem com o HIV (75%) conheciam seu estado sorológico, comparado a apenas dois terços (67%) em 2015. Em 2017, 21,7 milhões de pessoas vivendo com HIV (59%) tiveram acesso à terapia antirretroviral, sendo que em 2015 esse número era de 17,2 milhões.  No entanto, o relatório mostra que 9,4 milhões de pessoas que vivem com o HIV não conhecem o seu estado sorológico. 
 
Transmissão
 
A transmissão do HIV e, por consequência da AIDS, acontece das seguintes formas:
 
- Sexo vaginal sem camisinha.
 
- Sexo anal sem camisinha.
 
- Sexo oral sem camisinha.
 
- Uso de seringa por mais de uma pessoa.
 
- Transfusão de sangue contaminado.
 
- Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação.
 
- Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.
 
Fontes: Ministério da Saúde e UNAIDS