Dia da imunização - saiba quais campanhas estão em andamento no país

O Dia da Imunização, celebrado em 9 de junho, alerta para a importância da vacinação para a proteção individual e coletiva, pois é uma das formas mais eficazes de combater doenças infecciosas, ainda mais em tempos de pandemia, como a da Covid-19.

De acordo com a definição do Ministério da Saúde, as vacinas possuem moléculas mortas ou atenuadas que, ao entrarem no organismo, fazem com o que o sistema imunológico reaja e produza os anticorpos necessários, tornando o corpo imune a esses agentes e às doenças causadas por eles.

Para se manter em dia com as imunizações, é importante seguir à risca o calendário de vacinação em todas as fases da vida e ficar atento a campanhas, datas e prazos.

Conheça as principais imunizações nacionais:

Calendários fixos da Sociedade Brasileira de Imunizações:

Vacinação infantil:
https://bit.ly/3GxhBIG

Vacinação na fase adulta:
https://bit.ly/3rnl9qJ

 

Principais vacinações em andamento:

Contra a Covid-19 –Desde a última sexta-feira (4), pessoas a partir de 50 anos de idade e trabalhadores da saúde de todas as idades podem tomar a quarta dose da vacina contra a Covid-19 em todo Brasil. Nesta etapa, as vacinas da Pfizer, Janssen e AstraZeneca podem ser usadas independentemente da dose aplicada anteriormente. Além disso, a dose de reforço para adolescentes de 12 a 17 anos já está disponível. Os imunizantes da Pfizer e Coronavac podem ser recebidos por aqueles que tomaram a segunda dose há pelo menos quatro meses.


Clique no link a seguir e saiba como está a vacinação no seu Estado.
https://conselho.saude.gov.br/vacinometro

Contra a Gripe e o Sarampo – A campanha de cobertura vacinal contra as duas doenças para públicos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação foi prorrogada até o dia 24 de junho e está disponível em todos os postos de vacinação do país.

A partir do dia 25 de junho, a campanha contra a gripe deve ser estendida para toda a população a partir de 6 meses a depender das autoridades locais. A imunização contra o sarampo começou em 4 de abril e está disponível durante todo o ano.

Fontes:
Biblioteca virtual do Ministério da Saúde
https://bvsms.saude.gov.br/09-6-dia-da-imunizacao/

Agência Brasil
Ministério da Saúde amplia quarta dose para pessoas acima de 50 anos | Agência Brasil (ebc.com.br)

Ministério da Saúde
Ministério da Saúde prorroga Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe e Sarampo — Português (Brasil) (www.gov.br)

Sociedade Brasileira de Imunização
https://bit.ly/3GxhBIG

https://bit.ly/3rnl9qJ