Dia do Cardiologista - saiba como evitar doenças do coração

Em 14 de agosto é celebrado o Dia do Cardiologista. A data foi criada pela SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) em 2007, com o intuito de valorizar este profissional e relembrar a importância da saúde do coração.
 
Segundo a SBC, mais de 1.100 mortes são registradas por dia no Brasil, o que equivale a cerca de 46 óbitos por hora, ou uma morte a cada 90 segundos. No mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) entende que acontecem mais de 17 milhões de mortes anualmente em razão de problemas cardíacos. 
 
Em um estudo divulgado neste ano, a OMS ainda observou que a pandemia por COVID-19 sobrecarregou os sistemas de saúde, provocando uma redução da procura por cuidados médicos.
 
Um levantamento da Arpen-Brasil (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil) mostrou que houve aumento de quase 7% no número de óbitos por doenças cardiovasculares nos primeiros seis meses de 2021, com mais de 150 mil óbitos apenas no Brasil.
 
Quais são as principais doenças do coração?
 
Hipertensão arterial;
Doença coronariana (doença isquêmica do coração);
Doença cerebrovascular;
Doença arterial periférica;
Doença cardíaca reumática (doença valvar);
Cardiopatia congênita.
 
Sete dicas para evitar doenças do coração
 
Diversos fatores contribuem para o aparecimento de patologias cardíacas, principalmente os maus hábitos. Confira sete dicas fundamentais para evitar as doenças cardiovasculares.
 
Manter o peso corporal adequado; 
Reduzir a ingestão de alimentos gordurosos e com muito sal;
Ter cuidado com o consumo exagerado de bebidas alcoólicas;
Não fumar;
Controlar o estresse; 
Ficar atento à pressão arterial;
Manter as consultas médicas em dia.
 
Fontes:
https://ipemed.com.br/blog/doencas-do-coracao/
https://medicinasa.com.br/tag/arpen/
https://www.portal.cardiol.br/