Dicas de saúde para você viver bem

Adequar hábitos traz resultados positivos em curto, médio e longo prazo 
 
Construir uma vida saudável requer disciplina para seguir uma rotina de hábitos favoráveis ao corpo e à mente. No Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, compartilhamos algumas dicas para você colocar em prática no dia a dia. 
 
1 – Beba água 
A água regula a temperatura corporal, auxilia na desintoxicação do corpo e potencializa a absorção de nutrientes dos alimentos. Ande sempre com uma garrafinha cheia e escreva lembretes para criar uma rotina de hidratação conforme a orientação do seu médico.
 
2 – Consuma frutas diariamente
O consumo de frutas é fundamental para a reposição de nutrientes do organismo. Além de melhorar o trato intestinal, auxilia no combate de doenças como obesidade, hipertensão, diabetes e câncer. Crie o hábito de comer frutas diferentes ao longo do dia. Aliás, que tal começar hoje?
 
3 – Use protetor solar mesmo se não for sair de casa 
O filtro solar protege a pele dos efeitos nocivos dos raios solares, mas também precisa ser utilizado em ambientes fechados. Luzes de computadores, celulares e tablets são bem atuantes no envelhecimento precoce e no surgimento de manchas no rosto.  
 
4 – Marque uma consulta de rotina 
Visitas regulares ao médico são importantes para prevenção, rastreio e diagnósticos precoces de doenças em fases iniciais. 
 
5 – Prepare uma boa noite de sono
Dormir adequadamente é fundamental para repor as energias e realizar as atividades do dia seguinte sem cansaço ou mal estar. Crie uma rotina para dormir; evite comidas gordurosas à noite e não assista à televisão ou use celulares após deitar-se na cama. Um quarto escuro e silencioso também faz parte das condições para o repouso ideal.
 
6 – Faça exercícios físicos regularmente 
A prática constante de exercícios físicos auxilia no combate à depressão e na prevenção de doenças como obesidade, diabetes e hipertensão, além de ajudar a controlar os níveis de colesterol. Algumas atividades indicadas são musculação, dança, alongamento, caminhada ou exercícios na água, sempre com orientação profissional e respeitando os limites do corpo. 
 
7 – Reserve uns minutos do seu dia para meditar
A meditação está ligada a momentos de reflexão, silêncio, relaxamento e autodescobertas, ajudando a melhorar a concentração e a diminuir a ansiedade em meio às obrigações cotidianas.