Diretor-Presidente da CAPESESP concede entrevista à Rádio CBN sobre resultados de uma pesquisa sobre planos de saúde

No último domingo, dia 12 de agosto, o Diretor-Presidente da CAPESESP, Dr. João Paulo dos Reis Neto, foi entrevistado pela Rádio CBN, quando destacou pontos da Pesquisa Nacional da União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde – UNIDAS, entidade da qual é Vice-Presidente e representa cerca de 120 planos de saúde.

Dentro da UNIDAS, Dr. João Paulo foi o responsável pela pesquisa que refletiu o ano de 2016-2017, cujo resultado demonstrou que 5,2% de todas as internações ocorridas seriam evitáveis, caso houvesse investimento em atenção primária à saúde. Essas internações, em geral, são relativas a um grupo de patologias, que se tratadas adequadamente no dia a dia dos pacientes, evitariam seu agravamento e consequente hospitalização.

Por atenção primária entende-se os cuidados iniciais, preventivos e contínuos de saúde, que podem ser feitos nos consultórios, com um bom exame clínico do profissional médico, evitando a realização de exames e posteriores internações. Um bom exemplo disso, como destacou o Dr. João Paulo é hipertensão (pressão alta), que se controlada, dificilmente acarretará em outras complicações.

Durante a entrevista, foi revelado mais um ponto impressionante da pesquisa, com a informação de que o Brasil é o país campeão em aparelhos e na realização de ressonâncias magnéticas. Como consequência, existe a possível banalização do exame, que deveria ser utilizado somente em situações em que realmente se faz necessário.

Para reverter esse quadro, enfatizou Dr. João Paulo, é necessário um trabalho conjunto: a população se conscientizando de que um bom atendimento não significa necessariamente muitos pedidos de exames; o médico realizando uma consulta que privilegie um bom exame clínico; e as operadoras de saúde, com investimentos em atenção primária e prevenção.

Clique aqui para ouvir a entrevista na íntegra.