Fique atento aos rins. Eles são fundamentais para o funcionamento do seu corpo

Os rins são essenciais para manter o equilíbrio do organismo, removendo impurezas e toxinas do corpo; regulando a água e as substâncias minerais (sódio, potássio e fósforo); ativando a vitamina D, que é responsável pela estrutura dos ossos; e liberando hormônios para manter a pressão arterial e estimular a produção de células vermelhas. 
 
O tratamento das doenças renais ainda é um desafio, já que a capacidade do organismo de se adaptar à diminuição da função renal pode dificultar a identificação de outras patologias. Por esse motivo, problemas que acometem os rins costumam se tornar aparentes em estágio avançado, quando a perda da função já está próxima de 90%.
 
Como me precaver?
 
As principais doenças que levam à insuficiência renal são o diabetes e a hipertensão arterial. Para evitá-las é importante desenvolver um estilo de vida saudável, com prática constante de exercício físico, alimentação com baixa ingestão de sal e de açúcar, hidratação conforme recomendação médica, controle do peso e da pressão, além de evitar cigarros e bebidas alcoólicas. Outro fator de risco é o uso inadequado e sem prescrição de anti-inflamatórios. 
 
A disfunção renal é identificada por meio de análise da urina ou por exame de sangue, podendo se manifestar de forma aguda, caracterizada pela perda súbita das funções básicas dos rins, ou crônica, que é progressiva e irreversível. 
 
Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, que coordena no Brasil a Campanha do Dia Mundial do Rim (DMR), idealizada pela International Society of Nephrology (ISN), há uma estimativa de que em 2040 a doença renal crônica possa ser a 5ª maior causa de morte no mundo. Por isso, o foco para a edição em 2022, celebrada em 10 de março, é a educação sobre a doença renal em todos os setores de saúde.
 
Fontes: Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde