Gripe ou resfriado? Conheça as diferenças

Espirro, tosse, febre e dor no corpo. Quando esses sintomas começam, é comum que a gente diga que está gripado ou resfriado. Mas, apesar de serem parecidas, as doenças diferem em intensidade, duração e, de forma mais técnica, o tipo de vírus e o local afetado das vias respiratórias não são idênticos.

O que é a gripe?

A gripe é causada pelo vírus influenza, que pode ser dos tipos A ou B. Cada uma dessas categorias se divide em outros subtipos – dentro do A, está o H1N1; e, do B, o Yamagata, por exemplo.

O vírus influenza afeta todo o pulmão.  E, se a pessoa não realizar nenhum tipo de tratamento, pode haver complicações como o desenvolvimento de uma pneumonia. Além disso, a gripe pode agravar quadros de saúde já existentes, como problemas cardíacos, asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica.

Mais comum no outono e no inverno, os grupos de risco são os mais afetados pela gripe, como crianças, idosos, gestantes e pacientes com doenças crônicas. Por isso, o sistema público de saúde oferece a vacina anual a essas pessoas.

O que é o resfriado?

Menos grave que a gripe, o resfriado pode acontecer em qualquer época do ano e é causado por diferentes tipos de vírus, sendo o Rinovírus o mais comum. A doença afeta a parte superior dos pulmões e sua recuperação é mais simples.

Em ambos os casos, a transmissão acontece quando um indivíduo tem contato com gotículas de saliva de alguém infectado, por meio de vias aéreas – espirro, beijo, tosse ou até por objetos que foram compartilhados.

Em caso de sintomas, em ambas situações, é recomendado buscar atendimento médico, além de repousar e beber muitos líquidos, como água, sucos, chás ou sopas.

Prevenção:

Medidas de higiene são necessárias para evitar os dois problemas, como lavar as mãos com frequência, limpar o nariz com lenço descartável, não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados).

A vacina é a melhor maneira de se evitar a gripe e suas complicações. Todos os anos é necessário receber uma nova dose, já que sua composição é alterada de acordo com o tipo de vírus mais provável de se disseminar. A vacina previne aproximadamente 70-90% dos casos de gripe, mas não protege contra outras infecções respiratórias como o resfriado.

Vale lembrar que a campanha de vacinação contra a gripe já foi ampliada pelo Ministério da Saúde para toda a população brasileira acima dos seis meses de idade. Porém, as secretarias de saúde são as responsáveis pelas imunizações de cada município. Consulte o calendário de sua região e previna-se.

Fontes: